A CARREGAR

Type to search

Lusoflora 2022: Conferência Cidades Verdes – Melhor Clima, Mais Saúde

As alterações climáticas são atualmente um dos principais desafios para a civilização mundial. As cidades, são as zonas do mundo onde os efeitos destas alterações atingem uma maior escala, devido às características biofísicas que caracterizam o espaço urbano.

É necessário um esforço coletivo, para criarmos condições que nos permitam mitigar estes efeitos, preparando as cidades e as suas populações, através de uma estratégia nacional de adaptação às Alterações Climáticas.

Os espaços verdes desempenham uma função ambiental e ecológica muito relevante no meio urbano, constituindo um contributo determinante para a vivência e qualidade de vida das sociedades.

A APPP-FN, como membro da ENA, (European Nurserystock Association) promoveu esta conferência internacional em Portugal que decorreu no dia 23 de Setembro no CNEMA, Santarém, no âmbito da Campanha Europeia ‘More Green Cities for Europe”.

Em paralelo e ao longo de dois dias teve lugar a Feira Lusoflora na sua 34ª edição também em ano de celebração dos 40 anos da Associação, Portuguesa de Plantas e Flores Naturais .

“Juntos por um futuro mais verde”
Esta conferência teve uma maior presença de membros de instituições autárquicas, tanto ao nível da audiência como da própria autarquia de Santarém nomeadamente a Arquiteta Paisagista Catarina Avillez Durão que elaborou sobre a Arborização de Espaços Verdes em Meio Urbano, os desafios e os programas imediatos a serem implementados trazendo benefícios para a cicidade de Santarém, para os seus habitantes e visitantes.
Paulo Palha, Presidente da Associação Nacional de Coberturas Verdes foi um dos intervenientes e levou-nos a refletir sobre a nossa ação no espaço urbano, urgente a passagem “Grey to Green” , agir hoje a pensar no futuro. Dando vários exemplos de trabalhos efetuados e como as coberturas verdes podem ajudar a criar nichos ecológico, na poupança energética, na produção de energia e até na valorização dos grandes meios urbanos e na arquitetura no seu conjunto.
Mas também os influencers marcaram presença no painel dois desta conferência e como Nuno Prates “Lisbonian Gardner” nos explica que as plantas de interior podem estar fora, que qualquer cidadão pode plantar em espaço público e como a cidadania deve ser promovida, todos podemos fazer a diferença.
Foi a oportunidade de conhecer o senhor “Plant Geek” Michel Perry, considerado um Top Influencer do mundo da jardinagem e que já seguiamos nas redes sociais.
Com a sua ação criam a apetência para o mundo da jardinagem e das novas forma de cultivar plantas.

O painel três versou ainda sobre projetos inovadores para melhorar a saúde e bem estar urbano e meio ambiente, com o tema “Cidades Mais Resilientes ao stresse térmico” com António Lopes e “Conhecer a Terra através do espaço, com Ricardo Conde da Agência Espacial Portuguesa.

No espaço de exposição da Lusoflora a planta e a flor marcaram uma presença de grande vigor e com mais de 60 empresas expositoras.
Foi uma excelente comemoração dos 40 anos da Associação sem dúvida.
Fica a sugestão de gravar e filmar estas conferências para que possam ser visualizadas em diferido e partilhadas nas redes sociais.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo