A CARREGAR

Type to search

Corte erva-das-pampas – Voluntariado ambiental | 8 outubro

Junte-se à Associação Pato no próximo dia 8 de outubro e ajude a cortar as plumas das ervas-das-pampas (espécie invasora) na Lagoa de Óbidos!

Também conhecida por plumas, é uma planta exótica invasora, originária da América do Sul. Introduzida para fins ornamentais.

Esta planta invasora provoca sérios danos nos ecossistemas uma vez que, cresce vigorosamente formando aglomerados densos que dominam a vegetação herbácea e arbustiva; cria barreiras à circulação da fauna e utiliza os recursos disponíveis para outras espécies. Além disso, provoca alergias e as folhas são cortantes.

Produz muitas sementes (uma planta feminina pode produzir até 1 milhão de sementes), que são facilmente dispersas pelo vento, originando focos de invasão em locais distantes.

Nesta ação desafiamos a população a juntar-se a nós no corte de plumas das muitas ervas-das-pampas que se encontram ao redor da Lagoa de Óbidos. Com esta ação conseguiremos reduzir a dispersão desta espécie e esperemos que futuramente as plantas possam ser removidas na sua totalidade para eliminar definitivamente o risco de dispersão.

Data: 8 de outubro (sábado)

Horário: 10h – 13h

Destinatários: público geral

Local: Praia da Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho (39°25’29.6″N 9°12’37.4″W)

Inscrição até às 17h de dia 7 de outubro

Formulário de inscrição: https://forms.gle/iTN7UUvoXcvMQiE26

Recomendações: Trazer camisola de manga comprida (as folhas das ervas-das-pampas cortam), máscara para quem tem alergias, luvas de jardinagem e tesoura de poda (ou outro tipo de tesoura que corte bem).

Atividades sujeitas a alterações tendo em conta as condições meteorológicas.

Esta ação é organizada pela Associação PATO e Intertidal – Natureza e Aventura e conta com o apoio da Câmara das Caldas da Rainha e da Junta de Freguesia da Foz do Arelho.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo