A CARREGAR

Type to search

A Beleza e a Funcionalidade: Os Urinóis de Clark Sorensen

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/empresas/sorensen130207/abertura.jpg[/img] 

[i]Fotos: Clarkmade.com
(Crédito foto abertura: Erin O’Neill)[/i]
Orquídea

Orquídea

A procura da conciliação entre a beleza estética e o sentido de utilidade, levaram o artista Americano Clark Sorensen a desenvolver esculturas em forma de urinol, representando flores de vários tipos e aspectos. São peças em cerâmica cozida a altas temperaturas e que passam por um processo complexo de secagem e de controlo de cor.

Clark Sorensen cresceu no Utah, tendo completado um Bachelor of Fine Arts na universidade desse estado. Viveu em França por dois anos antes de se estabelecer permanentemente na Califórnia. Na sua carreira passou pela ilustração, pelo design de vestuário e tornou-se animador, especializando-se em jogos de computador, profissão que manteve durante 15 anos. A escultura e a pintura foram sempre uma constante, desenvolvidas em part-time, mas às quais dedica todo o seu tempo nos últimos 5 anos.

Lírio

Lírio

Os urinóis em cerâmica demoram entre 5 e 8 meses a completar e até 12 meses até terminar o processo de secagem. Todas as peças são concebidas para que possam ser utilizadas. Porém, com tantos objectos de tantas utilidades possíveis, porque foi Sorensen escolher o urinol? O artista explica “Visto que a maior parte das pessoas vê um urinol como algo feio ou sujo, é o objecto perfeito para embelezar.” e justifica a escolha das flores como tema: “A flor tornou-se na forma que finalmente escolhi, em parte porque adoro flores e por outro lado é a contradição perfeita – pegar num objecto mundano, até mesmo feio e tranformá-lo em algo diferente, algo bonito.”

Tulipa em funcionamento.

Tulipa em funcionamento.

As espécies de flores que Clark Sorensen utiliza vão desde o Hibisco à Orquídea, passando pela Tulipa, Papoila, Narcisos ou Jarros. Enfim, uma panóplia de opções que deixarão satisfeitos aqueles que desejam expressar a sua paixão pelo Jardim até na casa-de-banho.

 

Os preços destas peças únicas variam entre 6.500 e 10.500 dólares.

Mais informações: www.clarkmade.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo