A CARREGAR

Type to search

Ponte de Lima: Festival inaugura a 30 de Maio

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias260508/abertura.jpg][img align=right]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias260508/thumbs/abertura.jpg[/img][/url]”Energias no jardim” é o tema do IV Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que abre a 30 de Maio, apresentando onze trabalhos originais e um “repescado” de 2007, anunciou hoje o director do certame.
Francisco Calheiros disse que a edição deste ano será «a mais internacional de sempre», apresentando jardins da Áustria, Itália, Inglaterra, Alemanha e Japão, além de Portugal.

A concurso apresentaram-se 19 trabalhos, tendo o júri escolhido 11, enquanto que o 12º transita do festival de 2007, como prémio por ter sido o mais votado pelos visitantes. O trabalho que recolheu mais votos, entre as cerca de 70 mil pessoas que no ano visitaram o festival, intitula-se «O Jardim das Avestruzes» e é assinado pelo arquitecto Fabien Vacelet.

Segundo Francisco Calheiros, para a edição deste ano, os concorrentes foram desafiados a conceber jardins alusivos às energias, sobretudo às renováveis, por esta ser uma questão que «está na ordem do dia».

Inédito em Portugal, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima assume-se como uma recriação do famoso festival francês de jardins de Chaumont-sur-Loire. O certame, que decorre nos campos de S. Gonçalo, entre as pontes romana e da de Nossa Senhora da Guia, na margem direita do rio Lima, ficará patente ao público até 30 de Outubro, após o que será aberto concurso para o ano seguinte, cujo tema já está escolhido: «As artes no Jardim».

«Além de relançar o gosto e culto pelo jardim e pela jardinagem, numa ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente, queremos também que o festival constitua um laboratório de inovação e que todos os anos se renove com ideias e técnicas que sirvam a população e exprimam as correntes de pensamento e as preocupações da nossa época», salientou Francisco Calheiros.

Fonte: Agência Lusa

Para mais informações: [url=https://www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/]Clique aqui[/url]

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo