A CARREGAR

Type to search

Para afastar ou evitar as lagartas recém-nascidas nas suas couves, pode optar por colocar folhas de tomateiro sobre as mesmas. As borboletas evitam tocar nas folhas de tomate e como estas têm um cheiro intenso também lhes confunde os sentidos, afastando-as sem as matar.

Pode também plantar ao pé de cada couve um pé de hortelã. As borboletas não gostam do cheiro, e afastam-se.

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

32 Comments

  1. anabela salvador 6 de Setembro de 2010

    gostaria de saber como matar a lagarta na relva

    Responder
  2. Heliany 22 de Março de 2011

    Obrigada!!!!!!! ha muito tempo tento descubrir isso!!!!!

    Responder
  3. Arlindo Afonso Santos 13 de Abril de 2011

    estou a gostar dos vossos comentários sobre técnicas a usar nas hortas,bem como as dicas referentes como utilizar produtos naturais.Como estamos na Primavera agradecia mais dicas sobre a desinfecção das árvores de fruta,vinha,cerejeira.etc.Obgdo.

    Responder
  4. Arlindo Afonso Santos 13 de Abril de 2011

    Urtigas.
    Tenho aqui uma pequena horta no meu quintal,e pesquisei na Net que as urtigas ajudam a crescer as outras plantas,confirma_se ou não?e como se deve proceder.

    Responder
  5. cristina vaz 19 de Abril de 2011

    Tenho posto em prática as vossas dicas, (hortelã para afastar a borboleta, as ortigas, o azeite com água para o pulgão, etc), tem dado resultado, pelo menos a minha horta está lindíssima. Também plantei flores no meio perfuma a mesma e afasta alguns insectos.
    Continuem, muito obrigada.

    Responder
  6. cida 14 de Janeiro de 2012

    muito obrigado

    Responder
  7. maria manuela aguiar 23 de Janeiro de 2012

    Nesta epoca, penso que a unica coisa a fazer para protejer arvores de fruto será a calda bordalesa. Tenho pessegueiros com lepra mas só deverão ser tratados especificamente ao rebentar. Também a cochonilha dos citrinos só deverá ser tratada após a colheita dos frutos.
    Uso muito a nicotina para formigas e pulgões das roseiras e pequenas lagartas com excelente resultado.Parece boa a técnica da hortelã. Vou experimentar.

    Responder
  8. Alexandra 27 de Janeiro de 2012

    Li num outro artigo a técnica da água com azeite para eliminar o pulgão. Apenas serve de tratamento ou como prevenção? Pergunto porque tinha um pé de salsa cheio de pulgão e antes que pegasse às outras ervas aromáticas deitei-o fora. Agora pretendo semear salsa novamente mas quero evitar nova praga de pulgão. Como posso fazê-lo? Obrigada!

    Responder
  9. thabata andrielle 31 de Outubro de 2012

    obrigada adorei suas dicas

    Responder
  10. Aqua 20 de Dezembro de 2012

    Caros, agora estou baralhado!!! o ultimo verão foi uma razia aqui na horta as lagartas deram conta de tudo, nem a relva se safou. E fiquei baralhado pq a hortelã foi devastada pelas lagartas…
    Como vou me safar para o ano?
    A teoria das urtigas vou experimentar
    Obrigado
    1AB

    Responder
  11. Austen de Paula e Souza 2 de Março de 2015

    O devo fazer para matar as lagartas na horta caseira de 6 (seis) pés de couve, as lagartas estão acabando com as couves.
    Como devo proceder,
    Grato,
    Austen

    Responder
  12. Pinto 6 de Março de 2015

    Para o problema da couve dou a solução:
    com a folha da couve seca durante o dia pulverizar a seco as folhas com farinha de trigo com fermento, esperar e pronto a lagar come a farinha fermenta no estomago com a humidade da verdura e morre. Testado, receita vinda de um amigo emigrante do luxemburgo

    Responder
  13. Redacção PortaldoJardim.com 9 de Março de 2015

    Obrigado pelo seu contributo.

    Responder
  14. João Carlos Rufatto 20 de Abril de 2015

    Bom dia
    Acho que não funciona. Tenho uma pequena horta onde misturo flores, hortaliças e chás. De um lado dos seis pés de couve, tenho plantado três pés de tomate e do outro uma razoável quantidade de de hortelã e mesmo assim só numa noite devoraram dois pés de couve e deixaram outro pela metade.

    Responder
  15. Marcia 14 de Maio de 2015

    Também Estou com problemas Na Horta caseira. Descobri que as borboletas brancas estao depositando ovos. Ja experimentei horrifar com boldo, Fumo e nada adiantou. Tambem tango tomateiro e hortela ao lado. No outro ponto da Horta descobri que as lesmas e caracois estao destruindo a couve e Flores. Alguem pode me ajudar?

    Responder
  16. Rosilma 13 de Junho de 2015

    fiz um viveiro de com e outras hortaliças, principalmente nas folhas de couve estão aparecendo uns ovos pretos que depois viram uma lagarta verde e listas castanhas ao longo do corpo e lista verde clara na largura do corpo, o que são essas lagartas, pesquisei e acho que é pulgões ou lagarta rosca, mas na pesquisa dizem que os ovos são brancos, mais esses ovos são pretos ou verde escuro
    Obrigada de antemão
    Rosilma

    Responder
  17. Catarina 22 de Junho de 2015

    Bom dia

    Essa de colocar folhas de hortela….nao é verdade!!! pois tenho mais de 10 especies plantadas e as lagartas so comeram as couves e a hortela….todinha!!!!

    Podem dar um ajuda, que valha mesmo a pena? Obrigada

    Responder
  18. Catarina 22 de Junho de 2015

    Rosilma, esses ovos pretos, sao de lagarta verde. Esses ovos tambem dao cabo das plantaçoes 🙁 Estou com o mesmo problema… Fiquei sem hortelã, coentros, couves e ate as folhas das meloas… 🙁

    Ontem vi uma receita de vinagre branco diluido em agua e puverizar as plantas! Antes apanhei todas as lagartas que encontrei, e foram muitas!!!

    Espero que ajude.

    Responder
  19. Sandra Costa 10 de Novembro de 2015

    Olá bom dia a todos
    Estive a ler todos os comemtários e, ninguém falou numa coisa que por acaso ainda não experimentei,mas foi-me ensinado por antigos ,que me disseram que fazendo chá de rabo de burro (cavalinha) bem forte e depois de frio borrifar inclusive até arvores de fruto diz que mata todas as borboletas ,lagartas e outras mazelas que apareçam.
    Quanto aos pessegueiros também os meus têm problemas mas plantando a planta “chagas” do senhor” (capuchinha) diz que mata essa praga que têm e de facto o meu este ano deu alguns pêssegos mas a capuchinha entretanto morreu este ano tenho que por mais,vou dando noticias

    Responder
  20. carmelia da c de aconde. 14 de Novembro de 2015

    gostaria de saber qual o remédio posso colocar no pe do couve,pois as folhas estão ficando enferrujadas,e cheias de polebgas brancas?mim ajudem por favor,pois n quero perder,estao muitos lindos.obr..

    Responder
  21. joaquim pinto 23 de Novembro de 2015

    estou a ficar sem couves na minha horta estas estão a ser devoradas pela lesma e um lagarto verde cumprido difícil de detectar será que me pode ajudar a elimina lo ?

    Responder
  22. Ana 4 de Fevereiro de 2016

    Qual é o nome da cura?

    Responder
  23. vitor morais 6 de Abril de 2016

    Qual o adubo que devo por nas arvores nesta altura que estão plantadas na zona Raposeira Algarve.

    Responder
  24. Maria Cardeira 22 de Maio de 2016

    Vou borrifar com farinha c/ fermento, como disse acima o sr. Pinto. Espero que seja uma boa solução para as m/ ervas aromáticas! Já retirei mais de uma dúzia de lagartas e lagartinhas tão verdinhas, que nem as distinguia, embora eu visse que as folhas estavam todas a ser devoradas e a desaparecer. E mesmo tendo pezinhos de hortelã na hortinha!….Acho que adoram hortelã!!!! O tomateiro que nasceu por mero acaso, é que não foi atacado …..!!!Irei semear mais tomateiros, para a próxima.

    Responder
  25. marina teixeira siman 6 de Junho de 2016

    Para matar as lagartas dos pés de couve:

    1 litro de água e 1 colher de sopa rasa de sal.
    Misturar e colocar em fraco para borrifar.
    Lembrete: Fazer este procedimento a noite, pois a água com sal nas folhas durante o dia, o sol irá queimar tudo.

    Lembrando que o sereno ajuda a não ficar por muito tempo nas folhas. No dia seguinte, ao molhar a horta, o sal cairá no solo, não causando nenhum prejuízo para as pessoas.A quantidade de sal é irrisória para prejudicar o solo. Testem! Deu certo para minhas folhas de couve.

    Responder
  26. CECILIA 12 de Agosto de 2016

    folhas de fumo curtido por alguns dias e depois burrifa nas couve é muito bom!

    Responder
  27. Paulo 6 de Outubro de 2016

    Enquanto pulverizei produtos para afastar os parasitas da laranjeira nunca obtive bons resultados. A partir do momento em que desisti e deixei a natureza fazer o seu trabalho tudo mudou. Agora os pássaros e as vespas não saem de lá mas os frutos e as árvores estão saudáveis. Quanto às couves é muito difícil controlar a borboleta e lagarta. Acho que só mesmo na estufa se consegue um produto satisfatório.

    Responder
  28. jose ferreira 11 de Outubro de 2016

    gostaria de saber como tratar a tão famosa potra «ou lagarta«nos pésdas couves obrigado—-

    Responder
  29. José Conceição 13 de Novembro de 2016

    Bom dia. Ao ler que colocando um pé de hortelã junto de cada couve evita o aparecimento das lagartas, pois as borboletas se afastam, gostavam então de conseguir perceber, como é que estas mesmas lagartas surgem na hortelã e destroem totalmente caso nada seja feito.
    Obrigado, desde já por uma explicação possível??

    Responder
  30. seixas 17 de Novembro de 2016

    Há algum químico para matar as lagartas na vove. Se sim digam
    Obrigado

    Responder
  31. Edson 30 de Janeiro de 2018

    Olá…as lagartas verdes pequenas que atacam minhas couves agora estão a atacar os hortelã.

    Responder
  32. Ivone 25 de Fevereiro de 2018

    Gostaria de saber qual a percentagem de água e vinagre branco para matar as lagartas. Obrigada

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo