A CARREGAR

Type to search

Perpétuas australianas um clássico e o nome diz tudo, nunca acabam

Cores luminosas, as Helichrysum bracteatum têm flores com brácteas que parecem palha, são fáceis de secar e duram muito tempo.
Permitem mesmo composições florais sem limite de imaginação. Para não caírem as brácteas externas da planta já seca pode pulverizar com laca de cabelo.

Muitas variedades, com caules entre os 60 e os 90 cm e na extremidades uma pequena cabeça redonda rodeada de folhas densas. As flores atingem os 5 cm de diâmetro mas podem ser cortadas mais pequenas. Cada caule floresce várias vezes durante a estação. As cores variam do amarelo , ao vermelho, creme com tonalidades de rosa e salmão, branco e magenta. Da mesma planta as flores são da mesma cor e com tonalidades mais ou menos intensas.

As flores altas e eretas podem ser usadas para formar maciços de cor no jardim. Num jardim rochoso pendente as perpétuas encontram condições ótimas dado que não necessitam de muita água e combinam perfeitamente com plantas mais baixas. Bordaduras de perpétuas num caminho podem resultar muito bem.
São parceiras ideais com várias outras plantas, dada a capacidade de adaptação podem formar conjuntos com a limónea ou a Gypsophila repens e também estas se podem secar.
Com craveiros milefólios e zínias, as perpétuas resultam na perfeição, sendo necessário assegurar que não ficam na sombra
Planta anual com flor desde o Verão até ao Outono, flor de corte e muito resistente à seca, prefere o sol direto, solo fértil e bem drenado.
Para ter sucesso com estas plantas deve comprar as sementes no início do Inverno para maior opção de cores, se já estiverem em vaso rejeite as plântulas com folha inferiores escuras porque significa que a planta recebeu demasiada água e pode morrer.

Como já mencionado pelo menos 6 horas de sol direto por dia é fundamental para dar flor. Quanto mais sol mais flores. O solo solto e arenoso possibilita a drenagem perfeita e essencial para o desenvolvimento das perpétuas.
Para desbastar as plantas corte-as pela base em vez de extrair, evitando danificar as raízes das plantas vizinhas.
Note que apesar de serem plantas resistentes podem ser atacadas por lesmas e caracóis que comem as folhas. Pode enganar estes parasitas com o truque do prato de cerveja ao nível do solo perto da planta.
No Inverno há que fazer a seleção de sementes. Na Primavera plantá-las em terreno quente e as plântulas aparecem no final da Primavera
No Verão regar nos períodos quentes mas sem alagar. Se o clima for muito seco pode fertilizar a plantas com adubo para manter a humidade do solo e finalmente no Outono é tempo de secagem, corte as flores antes do frio e utilize a plantas mortas para adubo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo