A CARREGAR

Type to search

A maior parte das plantas aromáticas ou medicinais que conhecemos têm flores que são comestíveis. É o caso da manjerona, coentro, cebolinho, hortelã, rosmaninho, rúcula e salvia entre outras.

.

Lista de Flores Comestíveis e seus nomes científicos

.

Planta

Parte comestível

Nome Cientifico

Abóbora Flores e fruto Curcubita máxima
Beldroega Flores e folhas Portulacea oleracea
Calendula Flores e Folhas Calêndula officinalis
Capuchinha Flores, botões de flor, folhas e sementes Tropaeolum majus
Dente-de-Leão Flores e folhas Taraxum officinale
Feijão Flores, fruto Phaseolus vulgaris
Girassol Flores Helianthus annus
Hibisco Flores (pétalas) Hibiscus rosa-sinensis
Pepino Flores e fruto Cucumis sativus
Perpétua Flores Centaurea cyanus

.

Além destas, podem também comer-se as folhas e flores do Amor-perfeito (viola), das zinias, das videiras e de muitas outras plantas. Já é possível encontrar no mercado uma variedade razoável de flores comestíveis.

Nota Importante

Existem aromas culinários naturais, como flor de laranjeira, geranium, jasmin, rosa e até violeta que se utilizam sobretudo em pastelaria e são originários de plantas perfeitamente comestíveis. Existem no entanto também aromas de plantas que são muito tóxicas, como por exemplo o Lírio-de-Maio (Convallaria maialis) e não deverão NUNCA os aromas ser tomados como referência para comer determinada flor.

.

Colher as Flores do meu Jardim

É preferível colher as flores abertas no dia, de manhã, depois de secas naturalmente do orvalho e sobretudo que sejam consumidas rapidamente.

É possível secar pétalas, ou até pequenas flores inteiras para utilizar durante o Inverno na decoração de sobremesas ou na composição de molhos. Depois de bem secas ao abrigo da luz, para não perderem a cor, devem ser guardadas em boiões herméticos.

Quando escolher flores muito perfumadas, colha-as na altura em que estão mais perfumadas: violetas sem cheiro não perfumarão intensamente os seus pratos, o mesmo se aplica às rosas, cravos, cravos-da-índia, etc.

Tenha sempre muito cuidado com uma possível contaminação, quer por produtos químicos (pode não utilizar nenhum, mas os seus vizinhos podem fazê-lo e o vento transporta facilmente os produtos até ao seu jardim). No caso das flores selvagens, colha-as sempre longe de fontes de contaminação (carros, bermas tratadas quimicamente, animais, etc…)

Segurança

É indispensável assegurar-se, antes de comer qualquer tipo de flor, que é de facto comestível. O facto de certas partes da planta o serem não implica que outras o sejam, como no caso das batatas e do tomate, cujo fruto é perfeitamente comestível sendo, as folhas muito tóxicas.

Procure um bom guia botânico, com imagens e descrições minuciosas das plantas e, em caso de dúvida desista ou procure conselho profissional. Lembre-se também que as flores são uma fonte de pólen e que há pessoas alérgicas ao mesmo.

.

E agora…as receitas!

Aperitivo: Cracker com Flores de Rosmaninho

Ingredientes: 250gr de farinha; 50gr flocos de aveia; 3 cs. cheias de flores de rosmaninho; 120gr de margarina; 2cc sal; 2 cs mostarda; 1 copo de leite

Preparação: Amolecer a manteiga. Misturar todos os ingredientes, excepto o leite com os dedos. Acrescentar o leite e fazer rapidamente uma bola com a massa. Deixar repousar 1hora. Estender a massa, cortar com a forma desejada, cozer em forno quente (200º) cerca de 15 a 20 mn.

Sugestão de Apresentação:

Sirva estes crackers (podem ser mini-crackers) com um tradicional prato de queijos e um bom vinho tinto. Ou ainda com tomate cherry e um queijo creme aromatizado com ervas aromáticas e um bom vinho branco fresco.

Nota: Pode conservar os crackers em boiões herméticos durante uma semana.
.
.
.

Sobremesa: Bavarois de Framboesas com pétalas de Rosa

Ingredientes:

250gr de framboesas (pode utilizar as que congelou o verão passado!)

100gr de açúcar

200gr de natas batidas

3 folhas de gelatina

3 cs de água de rosas

Pétalas de rosa frescas ou cristalizadas

Preparação:

Demolhar a gelatina

Passar as framboesas pelo passador para recolher a polpa e separar as grainhas, acrescentar o açúcar e a gelatina (liquefeita em banho-maria com a água de rosas e 1cs de sumo de framboesa). Quando a mistura começar a “prender” acrescentar delicadamente as natas. Deitar numa taça e guardar no frio até ao dia seguinte.

Servir decorado com as pétalas.

O portaldojardim.com deseja-lhe BOM APETITE!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo