Conseguir crescer cebolas na horta não é difícil mas tem certos passos que ajudam no sucesso da operação. É sempre necessário fazer viveiros ainda no Inverno, e assim na Primavera é possível fazer o transplante para a terra – sempre depois de qualquer risco de geadas. Caso não tenha feito viveiros, é sempre possível comprar cebolos ao molho, ou trocar com outros produtores da zona por outras plantas com que tenha tido mais sucesso.
O transplante é feito quando o caule da planta tem já algum tamanho (cerca de 5mm de grossura). Deve-se cortar cerca de dois terços da parte de cima das folhas e reduzir o comprimento das raízes. Isto porque vai estimular a planta a enraizar e, como as folhas estão mais curtas, ajudamos a planta a não ter muito trabalho em alimentar as suas folhas.
Para apostar em conseguir cebolas maiores é sempre bom estrumar a terra – tivemos muito bons resultados com estrume de cavalo. As cebolas gostam muito de água, e quando o transplante é feito não pode faltar. Rapidamente começa-se a ver como aumentam de tamanho. Este exemplo na imagem tem 6 semanas desde o transplante. Contamos poder colhê-las em Junho/Julho.
O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.