A CARREGAR

Type to search

Mobiliário SACHI decora museu nacional de referência

Referência museológica em Portugal, premiado como o Melhor Museu Português de 2013 e o Piranesi/Prix de Rome 2014, o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, conta desde a finalização das obras de renovação empreendidas com o mobiliário da SACHI – Premium Outdoor Furniture a decorar algumas das suas áreas.

9b4c16_b207f6b87b3c48568bf2e740d9ee84e8.jpeg_srz_p_980_511_75_22_0.50_1

Foi à linha York da SACHI que coube a tarefa de emprestar funcionalidade, fluidez e distinção a algumas zonas do museu conimbricense.
De traço minimalista e intemporal, a série surgiu para criar e beneficiar cenários clean, numa grande variedade de espaços exteriores. É um conceito completo para diferentes circunstâncias, permitindo composições requintadas e uma comodidade que se explana por zonas de lounge, solário ou refeição. As cores mais presentes são o branco, o cinzento-lava ou o preto, mas a série faculta outras opções para o uso do alumínio. No Museu Nacional Machado de Castro, a cor preferida foi o branco.

Saído do estirador do arquiteto Gonçalo Byrne, o projeto de ampliação da estrutura museológica foi um dos 19 executados em Portugal recentemente nomeados para um dos galardões de maior prestígio internacional no domínio da arquitetura, o Prémio Mies van der Rohe 2015.
Gonçalo Byrne dá no Porto conferência sobre o projeto.
A Comissão Europeia e a Fundação que transporta o nome do conhecido arquiteto alemão agendaram para maio próximo o anúncio do vencedor. Enquanto isso, e para a sublinhar a qualidade da arquitetura portuguesa, o Opo’Lab – Oporto Laboratory of Architecture & Design promove a partir desta terça-feira, e até ao dia 27 (sexta-feira), um ciclo de conferências com as obras e os arquitetos lusos nomeados, num momento de «elogio» e «integração de gerações, pensamentos, abordagens e linguagens diferentes».

Colecao_York_sofa_1pax

A iniciativa decorrerá nas instalações do Opo’Lab, no n.º 643 da Rua D. João IV, no Porto, sempre a partir das 20,30 horas. E a conferência de Gonçalo Byrne sobre a reabilitação e ampliação do Museu Nacional Machado de Castro está programada para as 22,15 horas do dia 27.
Os trabalhos portugueses nomeados para o Prémio Mies van der Rohe 2015 ficarão depois expostos no Opo’Lab de 28 de fevereiro a 14 de março, e podem ser apreciados nos dias úteis, das 15 às 19 horas.

Recorde-se que, na semana transacta, foi tornada pública a shortlist de candidatos ao Prémio Mies van der Rohe 2015, que manteve dois projetos lusos na corrida (o Centro de Artes Contemporâneas de Ribeira Grande, nos Açores, e o Centro de Remo de Alta Competição, em Vila Nova de Foz Côa).

Habituada a ver as suas coleções premium espalhadas por resorts de luxo, hotéis de charme, beach e country clubs, campos de golfe, SPA’s e jardins selecionados, de norte a sul do País e, sobretudo, no estrangeiro (numa vintena de países para onde exporta), a SACHI vê assim o Museu Nacional Machado de Castro juntar uma nova valência funcional ao seu porta-fólio: a dos espaços culturais de eleição.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo