A CARREGAR

Type to search

Câmara Municipal implementa rede de defesa de floresta contra incêndios em Arcos de Valdevez

image002Num território percorrido por incêndios florestais, a concretização de forma coordenada da Rede de Defesa da Floresta contra incêndios é fundamental para diminuir o potencial dos grandes incêndios. A Rede primária está definida estrategicamente, nos limites do concelho de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Monção, de forma a criar uma “barreira” à eventual progressão dos incêndios florestais, criar oportunidade de combate e consequentemente diminuir a área ardida.

Este projeto complementa o trabalho realizado pelas equipas de sapadores e todo o trabalho de gestão do espaço florestal que os baldios têm vindo a realizar, constituindo também a resposta ao trabalho realizado no PMDFCI – Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios, onde é proposta a instalação da rede primária como infraestrutura fundamental para a diminuição dos grandes incêndios.

Investir na prevenção será, de certeza, economicamente mais vantajoso no combate, não falando na perda de valor florestal, ecológico e de paisagem, nem no desgaste, frustração e desmotivação que se pode evitar ao investir na Rede de Defesa da Floresta Contra incêndios.

image001Com a concretização deste projeto, a Câmara Municipal pretende realizar a abertura da rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível; e a construção de rede viária florestal de acesso a pontos de água de 1ª ordem, visando diminuir a superfície percorrida pelos grandes incêndios, permitindo criar condições para uma intervenção direta de combate ao fogo; reduzir os efeitos de passagem dos grandes incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação; isolar os focos potenciais de ignição de incêndios e facilitar o reabastecimento de água entre viaturas.

Este projeto designa-se por “INSTALAÇÃO DE REDE DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ARCOS DE VALDEVEZ”, candidatado pelo Município de Arcos de Valdevez ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, PO SEUR 10 – 2015 – 24 – Eixo Prioritário 2: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e a gestão de riscos (Fundo de Coesão), no Domínio de Intervenção Prioritário “Redução dos Incêndios Florestais”

Esta operação apresenta-se em três ações concertadas, com uma execução por um período de 18 meses, no valor global de 687 934,44€.

Só dentro da área do Parque Nacional Peneda Gerês, o concelho tem 150 km de floresta, por isso para o autarca, João Manuel Esteves, “Apostar na prevenção dos fogos florestais é muito importante porque a floresta tem uma grande componente paisagística e é uma importante fonte de riqueza para o concelho”.

image003De realçar que no âmbito da defesa da floresta contra incêndios o Municipio apoiou 5 equipas de sapadores florestais em 135 mil euros. Recentemente foi constituída uma Equipa de Intervenção Permanente, a qual visa assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos casos de combate a incêndios; socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes e conta com um apoio anual de 25 mil euros.

Para o Município, é muito importante apostar na prevenção dos fogos florestais porque a floresta tem uma grande componente paisagística e é uma fonte de riqueza fundamental para o concelho.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo