Descubra as virtudes da mal-amada nespereira

Categorias: Árvores, As Plantas, Featured

Tags: , ,

Comentários: 20 comentários | Partilhar!

feature photo

Adoro nêsperas e tenho pena de que esta árvore seja tão mal amada entre nós. As suas utilizações terapêuticas são pouco conhecidas e a importância das suas flores pouco valorizada. No entanto tenho encontrado algumas pessoas mais velhas que utilizam as suas folhas em infusões ou decocções.

nespereira-(4)

O seu nome científico é Eryobotrya japónica.

Contrariamente ao que indica o seu nome é originária da China e não do japão. Teria sido mais tarde levada para lá e também para a Índia, Europa, etc. Na Medicina Tradicional Chinesa as nêsperas são ainda bastante utilizadas em xarope para inflações da garganta.

Existe em Portugal alguma confusão em relação ao nome deste fruto que dispensa apresentação. Pois acontece que na região do Minho chamam às nêsperas magnórios. Na origem deste nome estará o botânico francês, Pierre Magnol (1638-1715) de onde vem também o nome das magnólias como é óbvio.

E então a árvore dos magnórios? Pois é, muita gente não saberá mas a nossa nespereira, a norte dos país é conhecido por Magnoeiro. Já o nome de nêspera tem origem no grego méspilos. A nespereira é hoje cultivada um pouco por todo o mundo, desde África até á Austrália

Os maiores produtores de nêspera são o Japão, onde existem cerca de 800 variedades, seguido de Israel e do Brasil onde é também conhecida por ameixa- amarela-amarela.

nespereira

Descrição botânica

Árvore da família das Rosáceas, de porte médio, podendo atingir cerca de 10 metros (encontrei na zona do Douro alguns exemplares de porte bastante grande), as folhas perenes estão disposta de forma alternada, são coriáceas, medem entre 10 a 18 cm, verde escuras na margem superior e mais claras e na margem inferior. Cachos de flores brancas muito perfumadas que florescem normalmente no fim do outono, sendo portanto de extrema importância para as abelhas já que nessa estação existe menos abundância e variedade de flores .

Os frutos surgem na Primavera, são redondos e cor-de-laranja, pele muito fina, polpa suculenta e bastante doce quando bem maduros, caso contrário são ácidos, as sementes são grandes, castanhas e viscosas, cada fruto pode conter 1 a 5 caroços (sementes).

Muito resistente à salinidade.

Quando enxertada em marmeleiro torna-se mais robusta e dá frutos mais cedo.

Quando os ramos tiverem demasiados frutos ou flores convém desbastá-los.

P1110446

Constituintes e propriedades:

Para fins medicinais podem utilizar-se as folhas, a casca dos ramos, os frutos e com alguma moderação as sementes tostadas e moídas.

As folhas são adstringentes e antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e expetorantes. Contêm oxalato de cálcio, mucilagens e compostos fenólicos. Os frutos são ricos em pectina, açucares, vitaminas e sais minerais, muito ricos em ferro, magnésio e cálcio, vitamina A, C, B1, B6 e B12.

As utilizações medicinais mais comuns em Portugal, são em infusão ou decocção das folhas secas ou frescas (cerca de 4 a 7 folhas secas para um litro de água ou cerca de 1º a 13 folhas frescas cortadas em pequenos pedaços). Usam-se principalmente em casos de diabetes ou colesterol elevado. É também usada para aliviar problemas de inflamações da pele ou pedra nos rins misturada com barbas de milho e alfavaca-de-cobra. Usa-se também no alívio da tosse, da diarreia e como desintoxicante do fígado.

Graças aos seus constituintes polifenólicos é antiviral.

As folhas em gargarejos aliviam dores de garganta e inflamações da boca e das gengivas. E bem lavadas para eliminar uma espécie de penugem que poderá irritar a garganta.

Alguns estudos revelam ainda a sua possível utilização no tratamento de VIH.

O extrato das folhas e o fruto são regeneradores das células do pâncreas.

O xarope de nêsperas é um remédio popular em muitos países do Oriente para tratar a tosse usando-se ainda no fabrico de compotas e licores. É ligeiramente sedativo e adstringente.

As suas flores também podem ser usadas em xarope antitússico e expetorante e ainda para aromatizar bebidas.

As sementes secas, tostadas e moídas podem ser utilizadas na confeção de uma bebida semelhante à chicória. Já foram feitas experiências numa universidade brasileira sobre o uso deste subproduto que é o caroço da nêspera para a confeção de farinha rica em fibras. Esta farinha foi depois incorporada na confeção de barrinhas energéticas e saudáveis.

Espero, com este artigo ter conseguido de alguma forma elevar o estatuto desta árvore tão bem adaptada ao nosso país mas por nós tão mal amadas.

nespereira-(2)

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

FERNANDA BOTELHO nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959. Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais e pedagogia Montessori. Fez o curso de guia de jardim botânico com a Alexandra Escudeiros e gostou tanto que repetiu no ano seguinte. Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens. Absorve o que vê, fotografando e escrevendo. Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”. É colaboradora do programa Eco-escolas desenvolvendo projetos de plantas medicinais e hortas sustentáveis nos espaços escolares com professores e alunos. É convidada regular da RTP 1, organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais. Blogue Malva Silvestre.

Comentários

Existem 20 comentários, deixe o seu

  • Muito interessante Fernanda. Obrigado por estar aqui connosco.

  • Olá Fernanda
    Obrigada por tão preciosas informações. São as nêsperas as frutas de que mais gosto. E as cerejas. Tinha nespereiras no campo qd era pequena. Acho que o seu artigo me vai fazer plantar NESPEREIRAS

    obrigada

  • Olá Fernanda! Conhecemo-nos há tempos (2 anos?) num passeio em Sintra com a Isabel Sousa.
    Tem de vir ver a minha nespereira! Tem cerca de 8 m de altura e cobre-me todo o pátio o que, no Verão, é excelente.
    Quando quiser, venha tomar um chá! Bjins

  • Meu pai tem muitas varizes, só consegue ficar melhor, esfregando uma solução de álcool com folhas de nespereira, em que estas ficam a macerar no álcool. Agora anda com muitas dores na coluna, tem esfregado também com esta solução e diz que lhe alivia as dores. Bjinho Fernanda e um forte abraço. Fernanda

  • Obrigada Fernanda por partilhar connosco o seu saber sobre as plantas. A natureza oferece tudo o que precisamos, mas é preciso saber!…..Mais uma vez, obrigada. Beijinhos

  • amei amiga. mais um chá para os meus e para minha saúde.
    obrigada

  • Maravilhoso todo o texto. Gosto imenso de Nêsperas e consigo telas directamente da árvore. Agora tb irei fazer chá das suas folhas. Obrigada.

  • Agradeço todos os simpáticos comentários e partilhas de conhecimento.
    Quanto ao cházinho com a Madalena Rosalis, agradeço e aceito mas não sei onde mora.
    um abraço e aguardem a próxima árvre que vem a caminho e é o FREIXO.

  • Ola Fernanda gostei muito de saber os beneficios que a nespereira dá gosto muito de nespras e ja as tenho quaze maduras obrigada beijinhos

  • Achei muito útil tudo o que li sobre a nespereira, mas tenho uma duvida, sobre a plantação das sementes (caroços), não sei se devem ser todos enfiados na terra do vasinho, ou ficarem semi-enterrados. Tenho as sementes prontas e surgiu-me esta dúvida. Se me puder responder com brevidade ficarei muito grata. Obrigado

  • Achei de muita valia as informações obtidas sobre a nespereira e farei os possíveis para plantar na minha quinta uma árvore desta. Muito obrigada por ter partilhado o seu saber connosco

  • tenho uma nespereira junto á minha casa um certo dia li na net sobre o chá de folhas de nespereira para reduzir o triglisénios fiz esse chá bebi durante 2 semanas a seguir fui fazer analses ao sangue qual não foi o meu espanto baixaram para o normal o costrol tabem porque estavam muito altos .o meu médico de família pergunto-me o que tinha feito eu disse-lhe ficou muito satisfeito por eu ter essa iniciativa

  • já tomei chá de nespereira para os triglisénios que estavam muito altos baixou para o normal em duas semanas .muito bom para a saúde

  • Fernanda boa noite , tenho um pé de nespereira mais ou menos 6 anos está alta e não da frutos . O que será que está acontecendo, as vezes até floresce , mas não da frutos, me ajuda. Obrigado …

  • Olá muito bom dia. Tenho uma Nespereira no meu pequeno jardim, com cerca de 6 anos, fui eu q a plantei, pois acho q é uma árvore q se mantém bonita durante todo o ano. Já deu por 2 anos deliciosas nesperas. Gostaria de saber quais os cuidados q deverei ter com ela, pois apenas lhe dou água e tiro os ramos secos e folhas secas. Gostaria de a conservar e evitar q crescesse muito mais em altura pq depois o acesso aos frutos será dificil. Se poder responder, agradeço q seja para o meu email. Obg e continuaçâo de bom trabalho.

  • Muito agradecida pela informaço sobre as nespras,agora faço cha todas as noite para a fmilia inteira 1lt agua 6 folhas secas e voila, o cha fica uma marqvilha.

  • AI NÊSPERAS ?, EU SOU UM DOÍDO POR NÊSPERAS, NÊSPERAS P’RA MIM ?,VENHAM ELAS, QUE EU, TRATO-LHES DO ASSUNTO, SOU DOÍDO, DOÍDO POR ELAS, SÓ É PENA, TEREM O, OU OS CAROÇOS TÃO GRANDES, PARECE QUASE, O FERRERO ROCHER DERRETE-SE NA BOCA

  • Plantei uma muda, por sua beleza, não sabia o que era, já esta crescendo, meu vizinho falou que era ameixa amarela, adora essa ameixa, agora quero que frutifique logo……

  • O conhecimento faz muita diferença. Eu não gostava muito dessa árvore porque soltava folha o ano inteiro e fazia muita sombra no meu jardim, mas agora com a informação de que ela produz flores numa época incomum e é bom para as abelhas e que possui tantas propriedades benéficas em suas folhas, flores, sementes e frutos, passei a olhá-la com mais respeito.

  • Bom dia!

    Gostava de saber se, uma nespereira, que, de caroço, nasceu no meu quintal e tem agora 1.50metros, e cerca de 2 anos, precisa de ser enxertada para dar fruto. É que eu adoro frutos dessa árvore e já estou a estranhar eler não aparecerem!

    Muito obrigado1

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 12 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 9 Convidados, 3 Bots