A CARREGAR

Type to search

Terminam em Outubro os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem, com o percurso: Muros, cercas, currais, palheiros, fornos e outras construções em pedra no Algarve rural

Com o arquitecto Miguel Reimão Costa

Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita

palheiro

Para além das casas, dos montes, das aldeias, a paisagem do Algarve conserva uma série de outras construções que registam ainda a organização dos diversos usos do mundo rural, da proteção dos campos, do encerrar dos gados, do confinar das hortas no barranco, do debulhar dos cereais ou do arrecadar das forragens. Com esta visita, procuraremos compreender alguns dos temas associados a estas estruturas construídas em pedra que se adensam em redor da habitação, reconfigurando assim, muitas vezes, as melhores terras que estes lugares oferecem.

Miguel Reimão Costa é arquiteto, professor na Universidade do Algarve e investigador do CEAACP e do CEPAC. Tem publicado sobre a arquitetura doméstica, os assentamentos rurais e a paisagem no Algarve, em Portugal e no Mediterrâneo Ocidental a partir do início do período moderno.

palheiro_interior

Nota informativa

Este passeio terá início na aldeia de Santa Rita, mas compreenderá um percurso de carro (nas viaturas dos próprios participantes), até à zona de Curral de Boieiros e Carriços, já no vizinho concelho de Tavira (a cerca de 12kms de Santa Rita). Aí será feito um percurso a pé com cerca de 3 a 4 kms.

 

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | https://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição. (mais informação em https://ciipcacela.wordpress.com/)

Valor de inscrição – 3€.

 

Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo