No fim da Primavera a maior parte das flores das plantas herbáceas desaparecem, dando lugar aos tons palha dos seus caules e folhas secas. É nesta altura que surge a flor da Chicória silvestre, reluzindo em tom azul intenso, ponteando os campos e beiras dos caminhos.
Os caules rijos e volumosos, enchem-se de flores azuis, que fecham ao Pôr do Sol, reabrindo no dia seguinte. Planta resistente a temperaturas extremas.
A Cichorium Intybus deu origem a algumas variedades, com o mesmo nome, que nos podem confundir, por exemplo a Cichorium Intybus, var. Sativum, cuja raiz depois de seca, torrada e moída dá origem ao café de chicória.
Foi junto ao Moinho do Monte de Boi, que encontrei algumas destas flores.
Cichorium Intybus, L
Espécie: Cichorium Intybus
Família: Asteraceae
Nome Comum: Chicória-Comum, Chicória-Amarga, Chicória-do-Café.
Floração: Junho a Setembro.
Distribuição: Região Mediterrânica, quase toda a Europa.
Habitat: Solos cultivados e caminhos.
Fotos Recolhidas no Algarve: Aldeia do Monte de Boi – Messines
Coordenadas: 37.2518228, -8.3067815
Descrição
Planta espontânea, vivaz, ramosa, com cerca de 30 a 120 cm de altura.
A raiz é um tubérculo aprumado de cor castanha.
Caules rígidos, esquinados e ocos. Quando quebrados libertam uma seiva de cor branca (látex).
Folhas basilares oblanceoladas. As flores (inflorescências) brotam das axilas das folhas.
As inflorescências são do tipo capítulo, de cor azul intenso, formadas por pequenas flores. Estas são formadas por uma lígula, um estame e uma antera. A lígula (pétala) é recortada na extremidade em forma denteada, (cinco dentes).
As pequenas flores são suportadas por duas fiadas de brácteas em forma de escama.
Cada pequena flor produz uma semente castanha alongada e sulcada.
Fonte: Wikipedia
Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.