A caminho da Ermida da Nossa Senhora da Saúde (Messines) pelo caminho do barrocal, juntinho à linha férrea, trepam as delicadas e majestosas Capelas-de-São João sobre os valados.
De perfume suave, formam sebes compactas de flores brancas e vistosas, como um manto de noiva.
Esta trepadeira predomina no Algarve, sendo característica do barrocal.
Espécie: Clematis Flammula
Família: Ranunculaceae
Nome Comum: Capela-de-São-João
Floração: Abril a Agosto
Distribuição: Sul de Portugal, Macaronésia (Açores), Região Mediterrânica e Oeste Asiático.
Habitat: Matos do Barrocal.
Fotos Recolhidas Algarve: Aldeia Monte Boi – Messines
Coordenadas: 37.245660, -8.295274
Descrição: Planta herbácea trepadora, que atinge cerca de 5m de altura, mas venenosa. Os ramos são estriados, lenhosos e sarmentosos.
As folhas são ovadas, oblongas lineares, opostas.
A inflorescência é constituída por numerosas flores brancas de diâmetro com cerca de 3cm, aromáticas, solitárias com quatro tepalas lanceoladas, os estames são numerosos e a antera é praticamente do tamanho dos estames.
O fruto é um aquénio, que termina em filamentos plumosos, formando uma espiral.
Fonte: Wikipedia
Manuela Rocha é natural de Almada, formada em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações, especializou-se na área da electrónica marítima.
Nos seus tempos livres gosta de passear e fotografar a Natureza em todas as suas dimensões, mas o que a cativou foram as flores silvestres que de forma espontânea estão aí a surpreender com a sua beleza.
Com um levantamento de imagens feito ao longo de vários anos o Portal do Jardim vai contar com a sua preciosa colaboração partilhando connosco as suas descobertas.