A CARREGAR

Type to search

Stihl Portugal: 20 Anos de crescimento e consolidação

A nível global
– Stihl cresceu 6% até finais de Agosto 2019
– 3,8 biliões de euros no final do ano são as previsões
– Comércio on-line está a aumentar

Em Évora, nos Encontros Regionais de Concessionários Stihl, ficámos a saber como está a marca em Portugal e no mundo, quais as novidades ao nível de produtos bem como, os desafios que se adivinham.

Juvenal Martins

A marca Stihl, a nível mundial, mantém o seu rumo de crescimento e, até ao final do mês de Agosto, a cifra estava nos 6% com uma previsão de faturação anual de 3,8 biliões de euros.
Na marca, o comércio online é uma realidade e está a crescer. Atualmente, nos USA é de 28% e na Europa de 26% sendo que as previsões em 2024 apontam para os 40%.
Juvenal Martins, responsável da Stihl Portugal, está ciente desta realidade e alerta os seus concessionários “…O consumidor está mais informado e temos que ter isso em conta. O cliente exige ter as soluções online…O negócio está a mudar e há que desenvolver ferramentas para continuar a ser líder…
A marca já está atenta e, em Maio de 2020 na Alemanha, vai arrancar a Stihl Direct, que num futuro será alargada a outros países. Uma plataforma de venda online diretamente ao público. Uma loja sempre atualizada onde o cliente final acede e tem duas opções: uma, escolhe o produto, faz o pagamento e opta por levantar no concessionário mais próximo, sendo assim o negócio fica no concessionário. Outra opção é tudo ser feito online e, neste caso, a Stihl canaliza uma % do negócio para o concessionário local.
Na altura, Juvenal Martins referiu, “…Nós não pomos de parte a rede de distribuição. O que nos distingue é a nossa rede especializada de distribuição…

Os consumidores Stihl, duma forma geral, acompanham a tendência de adquirir equipamentos a bateria. Na Alemanha a percentagem é já de 40% sendo que Portugal tem vindo a crescer progressivamente situando-se, atualmente, nos 12%.
Outro ponto abordado por Juvenal Martins foi o da formação, melhoria das instalações e a criação de produtos estratégicos “… os clientes estão muito informados e mais exigentes. A liderança não permite descansar temos que trabalhar cada vez mais…
O futuro grande projeto da marca, em Portugal, é a construção das novas instalações em Sintra, num terreno com 19 640 m². O projeto de arquitectura já existe, resta a aprovação na Alemanha para arrancar a obra.

Miguel Ferreira junto ao novo corta-relvas profissional a baterias.

Novos equipamentos
Miguel Ferreira deu a conhecer as novidades da marca para o final de 2019 e 2020. Um lista extensa de produtos entre motosserras, corta-relvas e sopradores, vocacionados para os profissionais e amadores exigentes. Iremos desenvolver o tema das novidades noutro espaço mas para terem uma noção da oferta realçamos o corta-relvas profissional a bateria (RMA 765 V) e as podadoras de lâmina e corrente para jardim HSA 26 e GTA 26.

José Bouça

O fecho das jornadas de trabalho coube a José Bouça o responsável, entre outras funções, pela estratégia de marketing e comunicação da Stihl Portugal, que alertou para o Mundo da digitalização. Começou por divulgar o posicionamento da marca em relação às suas concorrentes e como tem crescido, ao longo dos últimos anos, a notoriedade da mesma posicionando-se atualmente muito acima da concorrência. Caracterizou os utilizadores de smartphones em Portugal e a facilidade com que se acede à informação e às plataformas de compra online. Falou sobre a relação da marca com as redes sociais como forma de comunicar e promover negócio. Reforçou a ideia de que é importante para os concessionários a renovação dos seus espaços comerciais e oficinas (56% oficinas renovadas num total de 106).
Outra ferramenta importante apresentada nesta Convenção, o Inquérito de Satisfação ao Cliente, ao saber a sua opinião é possível melhorar.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo