A CARREGAR

Type to search

25 anos de Stihl Portugal comemorados na sua Convenção Nacional em Fátima

Num dia chuvoso a “família” Stihl reuniu-se, no passado dia 02 de Março, numa unidade hoteleira em Fátima para comemorar os 25 anos da Stihl Portugal, conhecer o novo Diretor-Geral para Península Ibérica e as inúmeras novidades da marca alemã.
Foi uma convenção emotiva onde compareceram a quase totalidade da rede de agentes da Stihl.

Diretor Ibérico da Stihl Bernd Hullerum

Diretor Ibérico Bernd Hullerum e Juvenal Martins responsável pela sucursal da Stihl em Portugal

Na abertura e antes de dar a palavra ao novo Diretor Ibérico Bernd Hullerum, Juvenal Martins, destacou os valores da marca Stihl desde 1926, mesmo após se tornar uma empresa global, continuam com os mesmos valores familiares.
Bernd Hullerum, o novo Diretor Geral da Península Ibérica, destacou esses valores que permanecem presentes na marca e agradeceu a todos os concessionários presentes, pela sua lealdade. Salientou que o modelo de negócio está em transformação, não só digitalmente, mas também em termos de sustentabilidade. A marca prevê que, em 2035, 80% dos equipamentos vendidos sejam a bateria.

Análise nacional
Juvenal Martins, no seu discurso, falou dos desafios do mercado, desde as alterações climáticas até à inflação, desemprego e instabilidade política, todos estes fatores influenciam os negócios e as empresas. Realçou que os fatores-chave da Stihl passam sempre e, em primeiro lugar, pela satisfação do cliente; em segundo, pelo investimento em equipamentos a bateria; em terceiro, pelo foco na sustentabilidade na produção dos equipamentos e, por último, pelos investimentos da marca em novas plataformas, no desenvolvimento dos produtos e na sua rede de distribuição.

Numa referência mais nacional referiu que a faturação da Stihl, em Portugal, em 2023 subiu 9% e foi a melhor faturação de sempre. Perspetivando o futuro salientou que o foco da marca será a bateria, mas a empresa tem uma responsabilidade mundial, onde, em muitos países, os equipamentos a gasolina continuam a ser uma realidade. Aqui também existem novidades, como o investimento na rede de distribuição através de apoios aos concessionários na formação, melhoria das lojas, entre outros.

Por fim, anunciou que as novas instalações da Stihl em Portugal finalmente vão avançar, após quatro anos de processo de licenciamento.

No final do seu discurso deixou um pensamento para reflexão à rede de agentes, o comportamento do cliente tem vindo a alterar-se. O cliente de hoje é diferente do cliente de há cinco anos; são, em geral, mais exigentes e pesquisam mais.
Novos equipamentos ligados à robótica serão apresentados.

José Bouça, responsável por Marketing e Comunicação, reforçou a importância do lema “Bateria Primeiro” tanto para profissionais como para os entusiastas. Os principais objetivos são os equipamentos a bateria, o posicionamento da marca como “premium” para o cliente particular exigente e a notoriedade. Além disso, apresentou a estratégia de comunicação, assim como os números relativos às visitas ao website da marca e os equipamentos mais procurados. Uma curiosidade interessante é que os equipamentos mais ligados ao setor agrícola têm mais partilhas nas redes sociais.

Luís Lopes, responsável pelo departamento técnico e pós-venda, falou dos resultados da formação técnica, da agenda para este ano dessas formações e da renovação dos concessionários. As formações técnicas são elementos importantes para acompanhar a evolução e as exigências do mercado.

Emilly Faria, da equipa de Marketing de Produto, normalmente mais focada no mercado espanhol, apresentou a estratégia para 2024, focada na natureza, no omnicanal e no lema “battery first”. Este último conta com 116 referências no catálogo de 2024, além de várias formações especializadas e documentos de argumentação de venda na Stihl Academy.

Marta Ascenção, gestora de produto da linha de hobby, apresentou os novos produtos para 2024. Toda a informação foi fornecida aos concessionários antecipadamente. É de destacar a ligação da marca como forma de a impulsionar junto dos seus utilizadores e aumentar também a sua visibilidade.

Duarte Ribeiro, responsável pelas vendas, falou sobre a rede de distribuição, os desafios a nível de transporte e as condições comerciais.

O final do evento foi preenchido com uma demonstração prática dos novos equipamentos, com 4 estações dedicadas a diferentes temáticas, onde os convidados puderam ver e fazer perguntas sobre os mesmos.
No tradicional almoço de fecho dos trabalhos os participantes tiveram a oportunidade de brindar aos 25 anos da Stihl Portugal.Fotos:StihlPortugal

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo