A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

9 Novembro: Workshop de bolas de sementes no combate à erosão

O presente Workshop destina-se ao público em geral, mas é especialmente interessante para realizar em família e com amigos, e também para professores, uma vez que aprendendo a técnica lecionada, a mesma poderá ser facilmente reproduzida em sala de aula.

Projectada e desenvolvida pelo japonês Masanobu Fukuoka, a técnica de bolas de sementes de argila constitui uma importante medida no combate à erosão e à desertificação (natural ou pós-fogo).
Esta técnica distingue-se pela acessibilidade, sendo facilmente replicada tanto em contextos informais como formais (ex.: Escolas, Universidades, etc.) desde o pré-escolar até à idade adulta, tendo a vantagem do processamento próprio e do estabelecimento de um sentimento de responsabilidade e ação no sentido de mitigar problemas ambientais e contribuir para uma melhoria efectiva e eficaz da nossa casa-comum.
A simples técnica de encapsular sementes em argila promove melhores condições para o desenvolvimento de árvores e arbustos, que uma vez estabelecidos, ajudarão a combater eficazmente a erosão dos solos, e promoverão a sua restauração.
Assim, no âmbito do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento e do Dia Mundial da Bolota, o Município de Lagoa (Algarve) organiza esta ação gratuita, que contribuirá para um religar com a natureza e o permitirá experimentar de forma palpável o lidar com o barro, o envolver das sementes, adubo, húmus, nutrientes e água, restaurando a sensação e o aroma da terra, e um assumir concreto positivo da nossa responsabilidade enquanto engenheiros e modeladores do planeta.

Período: 9 de Novembro, Sábado das às 09h00 às 16h00.
Locais:
. Parque Municipal do Sítio das Fontes (Sessão da manhã);
. Praia da Marinha (Sessão da tarde).

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Poderá inscrever-se através do e-mail: rosana.afonso@cm-lagoa.pt ou do e-mail: sitio.fontes@cm-lagoa.pt

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo