Texto: Rosie Peddle ( APEJECM) / Fotografia: Rosie Peddle e DR
Alimente e fertilize – Use um fertilizante de libertação lenta nas áreas plantadas. Isso será profundamente absorvido pelo solo quando chover, incentivando o crescimento vigoroso e a floração. É possível obter estrume de ovelha na forma granulada para uma alimentação orgânica. Use os últimos dias chuvosos para levar o alimento até as raízes com a humidade dos solos quentes. Fertilize os bolbos da Primavera após a floração. Remova as flores mortas, mas não as folhas até que elas murchem. Se você conseguir encontrar corno torrado ou sangue seco são fertilizantes que existem no mercado são um excelente alimento para bolbos .
Alimente os citrinos e regue se não chover.
Mulch – Em preparação para o calor do Verão, aplique cobertura vegetal em canteiros e árvores recém-plantadas, arbustos etc. para isolar. Remova primeiro todas as ervas daninhas e ervas invasoras e certifique-se de que a cobertura morta tem 5 cm de espessura. Complete o mulch em todos os canteiros do jardim. A cobertura morta pode ser orgânica, como resíduos de jardim restos de relva ou, inorgânica, como cascalho. Não aplique cobertura morta perto das hastes de plantas lenhosas, como lavanda, phlomis ou esteva, pois isso incentiva o apodrecimento.
Plantar e reenvasar – Comece o plantio de mudas em canteiros, vasos grandes e recipientes. Passe as plantas em vasos pequenos para vasos maiores, se necessário, corte as raízes ou, se estiver reutilizando um vaso antigo, certifique-se que renovar a mistura de envasamento. Não esquecer os vasos de plantas de interior, que devem ter também a sua atenção. Termine de plantar arbustos, plantas, árvores e vinhas. Dê ao solo ao redor das plantas a forma de tigela para captar a água da chuva ou de mangueira e direcione-a para as raízes.
Prepare canteiros elevados – as aromáticas e os vegetais gostam do solo enriquecido em canteiros elevados, use travessas de madeira ou blocos de cimento para fornecer uma forma para preencher com composto de jardim e solo. Aplique cobertura morta e proteja do sol direto para permitir uma raiz fresca para as plantas.
Sementeira com sementes – Semeie as anuais da Primavera que darão cor instantânea ao seu jardim, vai ter as que se auto semeiam e volta a cada ano como a linaria, a silene e suas variedades. Quaisquer canteiros de sementes devem ser mantidos húmidos. Considere o plantio de ervas como manjericão e salsa, num pote grande ou vaso. Observe os pacotes de sementes antigos e verifique as datas, é um fato bem conhecido que as sementes deixadas nos pacotes não crescem. Corte as pontas das novas plântula para encorajar plantas fortes e densas.
Água – se houver vento e dias ensolarados ou longos períodos sem chuva, regue profundamente as árvores, arbustos e plantas recém-plantadas para estimular raízes profundas antes do Verão. A água fornecida no início do ano aproveitará a estação natural de crescimento antes do período de dormência do Verão.
Ervas daninhas – elimina o crescimento indesejado de ervas daninhas à volta de novas plantas, a competição por água e comida irá desencorajar o desenvolvimento da raiz e impedir o crescimento posterior. Tente remover as ervas daninhas antes que floresçam e gerem sementes.
Limpe, inspecione e repare – Prepare tudo para estar em condições para a Primavera e Verão e verifique os churrascos. Limpe e conserte todo o equipamento de jardim. Verifique os sistemas de rega quanto a bloqueios ou danos.
Rosie Peddle
Um dos rostos bem conhecidos da APEJECM-Associação de Plantas e Jardins em Climas Mediterrânicos.
Esta Associação nasce a partir dum grupo de cidadãos com interesse na Horticultura, Jardins e Plantas que se desenvolvem de forma natural com a influência deste clima. Através da cultura, da educação, conservação e reconhecimento da importância do ambiente na vida quotidiana promovem o conhecimento sobre esta atividade.
Esta Associação é responsável pelo projecto Jardim Botânico do Barrocal e faz parte duma rede internacional www.mediterraneamgardeninginternational.org.
Para mais informações contacte mgapsec@gmail.com ou visite www.mgaportugal.org