A CARREGAR

Type to search

Diospiro: Doce guloseima outonal

Planta muito elegante de frutos decorativos e gelatinosos, ficam lindamente no seu jardim

O diospireiro (Diospyros kaki) originário da China, é uma árvore com folhas pendentes, cinzentas na parte inferior. Os frutos produzidos sobre os ramos tem a polpa gelatinosa e a doçura do mel. Habitualmente é cultivada apenas uma árvore com flores femininas que produz frutos. O diospireiro americano (D.virgianiana) é uma árvores que se adapta a climas frios, tem frutos pequenos mas saborosos. Entre nós não é tão comum.

Distinguem-se dois grupos de diospireiros, de frutos ácidos e não ácidos. Os primeiros estão prontos a consumir-se quando apresentam uma cor alaranjada e estão rijos, os segundos devem deixar-se ficar moles, se não ficam amargos.
Quando maduros os dióspiros ácidos são moles e os caules separam-se com facilidade do resto do fruto. Os não ácidos são um pouco engelhados.

Contrariamente ao que se pensa não são as geadas que provocam o amadurecimento dos frutos mas uma estação longa que favorece o crescimento.
Os frutos aparecem no Outono e a árvore é de folha caduca. Fácil de cultivar o Diospyros kaki pode dar até 200kg por planta. Requer sol direto (4 horas por dia é o ideal para ter frutos saborosos) ou sombra parcial, solo húmido e bem drenado. Não convém plantar perto dum caminho ou pátio porque os frutos maduros sujam. Atenção não podar ramos que podem parecer secos sobre eles poderão despontar novos rebentos.
As árvores podem atingir entre 10 e 15 m de altura com copa entre 9 e 12 m.

Sabia que: Se os frutos estiverem quase maduros quando começar a ficar frio recolha-os e coloque-os num local fechado embrulhados em papel de jornal em conjunto com algumas maçãs. O etileno produzido pelas maçãs tornará mais rápido o amadurecimento dos frutos. Como alternativa pode deixar à temperatura ambiente numa fruteira.

Estação a estação:
No Outono efetuar a limpeza de todos ramos caducos e queimá-los de modo a eliminar eventuais parasitas;
No final do Inverno revestir o solo distribuindo palha, casca de pinheiro ou folhas secas à volta do tronco e a toda à volta da circunferência da copa de modo a que o terreno se mantenha sempre húmido e que ampare a queda dos frutos
No início da Primavera desbaste no caso de permanecerem muitos frutos sobre a planta, assegurando uma boa produção no ano seguinte.

Doença: A cochonilha negra é um pequeno inseto que infesta o diospireiro atacando os ramos e sugando a linfa. Pode causar danos graves. Para as eliminar deve-se borrifar óleo de neem na Primavera antes do aparecimento das folhas.

Para ser bem sucedido aquando da compra as plantas devem ter raízes nuas na Primavera, pretas no exterior e brancas no interior. Rejeite as plantas em vasos pequenos porque a raiz aprumada não chegará a desenvolver-se.

Plantação e Manutenção: Separe um rebento saudável na Primavera precedente ao transplante. Com a enxada faça um sulco de 30 cm. Na Primavera seguinte prepare um buraco que tenha 60 cm colocando a terra mesmo à volta do buraco. Extraia o rebento do terreno com um pequeno torrão, tendo o cuidado de não danificar as raízes Coloque a planta no buraco à mesma altura que tinha antes. Junte a terra e compacte. Por fim regue. Proteja o caule dos raios solares pintando-o com cal viva branca. Se as folhas amarelecerem arranje sombra para a planta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo