A CARREGAR

Type to search

No Natal – Dicas para plantas felizes e com cor dentro de casa

Euphorbia pulcherrima – Poinsettia.
Escolha plantas que tenham as suas pequenas flores amarelas no centro das brácteas coloridas. Se escolher uma planta que está a espalhar pólen ou se as flores amarelas caíram, é sinal de que já passou o seu auge e não durará durante a estação. Nas áreas mediterrâneas, essas são plantas lenhosas usadas como perenes e podem formar sebes. Têm exibições espetaculares de escarlate em pleno Inverno e gostam dos solos arenosos abertos da costa do Algarve. Não deixe as raízes ficarem na água, continue a regar muito pouco e use um composto.

Schlumbergera buckleyii
Embora conhecida como Cato de Natal, é realmente uma suculenta e tem a sua origem nos trópicos. Pode ter uma vida muito longa e existem alguns exemplos enormes. Tal como a a Poinsettia, o Cato de Natal precisa seguir um regime bastante rígido nas semanas de outono para florescer no Natal. Para formar botões de flores, precisa de escuridão prolongada pelo menos quatro semanas. Mantenha-os presos ao vaso em solo arenoso e água somente quando o solo estiver completamente seco. Fertilize na Primavera após a floração, colocar em zona de sombra no Verão.Cyclamen
Muitas espécies são nativas do Mediterrâneo e as plantas da floricultura são híbridos do tenro e perfumado Cyclamen persicum. Coloque em sombra média, não em luz forte. Evite correntes de ar quente para prolongar a floração e para evitar flores secas e folhas amarelas puxe o caule perto da linha da folhagem. Regue da base, não de cima, colocando em um pires de água e deixando absorver durante 15 a 20 minutos, depois retire a planta da água. Evite espirrar água nas folhas. Regar em excesso ou um composto empapado matará esta planta.Topiária de mesa
Ervas aromáticas como o alecrim ficam bem em recipientes pequenos e, com alguma preparação, podem ser cortadas em formas decorativas para sua mesa de jantar. O que é positivo é que podem ser colocadas no jardim após a temporada de festas. Também pode tentar usar pequenas oliveiras em recipientes.

Amarílis
É bastante fácil encontrar esses bolbos à venda em botão prontos para florescer, mas o que fazer depois do Natal? Assim que as flores murcharem, corte o caule, mas guarde as folhas para ajudar a repor os nutrientes do bolbo. Coloque numa área sombreada. Deixe o bolbo ficar dormente e corte as folhas amareladas, deixe sem água até que novas folhas apareçam e possa começar a regar para começar o ciclo de crescimento.

Narcissus papyraceus – Paperwhites

Este bolbo é nativo de Portugal e de outras zonas do Mediterrâneo. São especialmente tratados no comércio de horticultura para produzir grandes bolbos para a época do Natal, mas não há razão para que não possam ser colocados no seu jardim após a floração. Não os enterre muito fundo e tente colocá-los numa posição de semi-sombra. Para bolbos cultivados, alguns alimentos vegetais de longo prazo ajudarão no futuro florescimento.

Capsicum annuum Chinês Cinco Cores.
Uma pimenta ornamental e comestível. As pimentas cónicas crescem até cerca de 5 cm, são mais conhecidas pelas suas múltiplas mudanças de cor conforme amadurecem ao longo da temporada. As cores incluem roxo, vermelho, amarelo, laranja, branco e vários tons intermediários. Uma planta no seu estado adulto parece que tem uma série de luzes instaladas.

Árvore de Natal
Embora os pinheiros já cortados estejam sempre disponíveis, pode ser uma boa diversão visitar o viveiro de plantas ou o centro de jardinagem e procurar uma pequena árvore perene ou arbusto que possa ser usado em casa e depois plantado no jardim. Temos usado com sucesso uma árvore de louro (Laurus nobilis) como árvore de Natal e agora é um grande arbusto no jardim que nos fornece folhas para cozinhar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo