A CARREGAR

Type to search

Tags:

Husqvarna CEORA™: uma nova era no cuidado profissional de relvados

  • A Husqvarna apresenta em Portugal a gama CEORA™, a revolucionária solução robótica para o cuidado profissional do relvado
  • Os modelos 544 EPOS e 546 EPOS vão revolucionar o setor graças à automatização das tarefas e à redução em 83% das emissões de CO₂ durante o ciclo de vida da máquina

A Husqvarna, líder mundial em robôs corta-relva, vem revolucionar a manutenção do relvado com a sua nova solução robótica CEORA™, para a manutenção a grande escala de extensões de até 75.000 m².

Após a apresentação em dez mercados europeus, a receção foi muito positiva, sendo importante destacar, entre outras coisas, a elevada qualidade de corte e a boa qualidade da relva ao longo do tempo. «Verificamos uma excelente receção e uma elevada procura em todos os mercados onde o CEORA é vendido. É evidente que se trata de uma solução que corresponde às expetativas e desejos dos responsáveis pela manutenção dos relvados e gestores de campos desportivos e de golfe», salienta Víctor Valiña, responsável de vendas do CEORA para os mercados de Espanha e Portugal.

Condições ótimas num relvado desportivo
O CEORA™ é o melhor aliado dos profissionais que se encarregam do cuidado de grandes zonas de relvado. Permite uma qualidade de corte desportiva profissional em superfícies de até 25.000 m², sendo possível a gestão de vários campos de forma rentável e assegura uma qualidade profissional do relvado em parques de até 50.000 m², proporcionando uma altura de relva média e uma densidade normal com uma frequência de corte a cada dois dias. Também se pode utilizar em superfícies de até 75.000 m² para relvados menos exigentes.

«Acreditamos que é possível obter uma poupança de custos total que os utilizadores do CEORA podem aproveitar, como a possibilidade de libertar os funcionários da realização de tarefas repetitivas e que consomem tempo, permitindo-lhes dedicar os seus conhecimentos técnicos a tarefas mais variadas e com maior valor acrescentado. Isto representa uma enorme vantagem para quase todas as empresas de manutenção ou paisagismo no nosso mercado», aponta Víctor Valiña.

Sustentabilidade e segurança
Os benefícios em sustentabilidade, num setor onde predominam os corta-relvas convencionais a gasóleo, são infinitos. Dado que as emissões diretas de CO₂ se reduz a zero e, de acordo com um estudo comparativo que realizamos entre o CEORA™ e o rider Husqvarna P 525DX que funciona a gasóleo, a pegada de carbono pode ser reduzida em 83% com a mudança.

A comparação realiza-se num cenário de uma época de corte de 30 semanas por ano. A avaliação do ciclo de vida baseia-se na unidade funcional ao cortar dois campos de futebol (16 000 m²) de relvado em média. O CEORA é alimentado pela rede elétrica comunitária e o Husqvarna P 525DX é alimentado por gasóleo simples. Resultado do potencial de aquecimento global por estação (kg de CO₂ / estação).

Além disso, o funcionamento elétrico das máquinas autónomas minimiza o ruído, contribuindo para reduzir a contaminação acústica em espaços como campos de golfe, facilitando em grande medida a gestão do parque verde a greenkeepers.

A segurança também foi chave na conceção e design do CEORA™, preparado para evitar obstáculos, graças ao sistema de evasão de objetos à distância por ultrassons. O corta-relvas reduz a velocidade quando deteta que há um objeto por perto. Como efeito secundário positivo, isto aumenta o tempo de atividade, pois elimina as interrupções e as paragens indesejadas. E neste mesmo sentido, as luzes de segurança podem ser ligadas durante as horas de escuridão para ajudar a avisar as pessoas e os animais de que o CEORA™ está em funcionamento.

Autonomia e eficiência em manutenção e gestão
O CEORA™ foi concebido para ser completamente autónomo e projetado a pensar na segurança e, no futuro, a solução inovadora será compatível com uma ampla variedade de acessórios que irão permitir utilizá-lo como ajuda para fertilizar, listrar o relvado ou recolher bolas de golfe.
«Na realidade, estamos apenas a assistir ao início de todas as possibilidades que o CEORA pode oferecer», salienta Victor Valiña, responsável de vendas do CEORA para os mercados de Espanha e Portugal.

Esta máquina autónoma da Husqvarna permite obter um relvado mais verde e mais denso, graças à sua exclusiva tecnologia de corte, leveza e à possibilidade de cortar com mais frequência. Em vez de operar o corta-relvas manualmente, os profissionais utilizam simplesmente os seus ‘smartphones’ para controlar de que forma, quando e onde desejam que o CEORA corte a relva.

A manutenção durante a estação reduz-se à troca das lâminas e à limpeza. O robô inclui uma função inclinável da plataforma de corte que melhora a ergonomia e facilita a mudança dos discos de corte e a limpeza.

Funcionamento flexível e controlo intuitivo
O CEORA possui uma estrutura sólida e é fácil de utilizar, mesmo para quem não está habituado aos robôs corta-relvas. Graças ao sistema de navegação por satélite da Husqvarna, EPOS™, os responsáveis pela manutenção da relva podem esperar que o CEORA funcione com uma precisão de 2 – 3 cm.

É possível selecionar individualmente áreas específicas de acordo com as necessidades, com diferentes programas e ajustes de altura. Através da aplicação Husqvarna Fleet Services, o utilizador mantém um controlo perfeito de todos os corta-relvas da frota:

  • Localizações exatas de todos os corta-relvas, sistema anti roubo
  • Dados de desempenho diários
  • Notificação de incidências
  • Controlo de limites, zonas de exclusão e mais

O CEORA conta com a ajuda do programa de manutenção e assistência Husqvarna, UpCare, que proporciona serviços de substituição e reparação rápidos.

Informações sobre o Husqvarna CEORA™ 544 EPOS e o Husqvarna CEORA™ 546 EPOS

Dimensões: 124 x 108 x 44 cm
Peso: 72 kg
Capacidade máxima de corte:
20 000 m2/25 000 m2 por cada dia de corte.
40 000 m2/50 000 m2 por cada segundo dia de corte.
60 000 m2/75 000 m2 por cada terceiro dia de corte.
Altura de corte com a plataforma de corte CEORA 43 M: 20 – 70 mm
Altura de corte com a plataforma de corte CEORA 43 L: 10 – 60 mm
Padrão de corte: Sistemático, o que significa que realiza cortes numa sequência por faixas.
Limpeza: IPX5
Gestão das áreas: Até 20 áreas diferentes
Intervalo da estação de referência: Até 500 m
Acessórios: Estação de referência EPOS

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo