A CARREGAR

Type to search

Começaram as plantações nas hortas escolares da Moita

A Câmara Municipal da Moita está já a distribuir os kits com plantas e sementes oferecidos às turmas dos estabelecimentos que se inscreveram no Projeto Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas no presente ano letivo. O projeto iniciou-se com a introdução à Compostagem, a qual irá transformar as folhas secas das árvores e restos alimentares dos lanches, num fertilizante natural – o composto. Depois de um período de preparação e fertilização de canteiros e caixas-hortas nas escolas e distribuição de materiais e ferramentas, segue-se, agora, a sementeira e plantação de outono, tarefa a cargo dos “pequenos hortelãos”, em conjunto com os professores e auxiliares. Alfaces, nabos, couves, cenouras, cebolas, beterrabas, ervilhas, favas, ervas aromáticas, etc. irão compor, dentro em breve, as hortas viçosas, que constituem espaços privilegiados de ensino-aprendizagem e de sensibilização dos alunos para as questões ambientais.

Além dos recursos de apoio já disponíveis para professores e alunos (vídeos, fichas de apoio, e jogos), foi introduzida, este ano, uma nova componente no projeto, os “Oásis para Polinizadores”, no espaço da horta. Trata-se de parcelas, devidamente assinaladas, para onde estão destinadas as sementes das plantas cuja floração atrairá, certamente, muitos insetos polinizadores, atualmente em declínio na Natureza.

Este projeto ambiental distintivo do Município da Moita conta, este ano letivo, com a participação de 64 turmas de 21 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 1300 crianças do Pré-escolar, 1º ciclo do Ensino Básico e Unidades Multideficiência.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo