A CARREGAR

Type to search

Tags:

Planta que se Pensava Extinta Encontrada em Caldas da Rainha

Um investigador do Museu Nacional de História Natural encontrou numa ribeira das Caldas da Rainha uma planta que se julgava extinta em Portugal.

A descoberta da Fissidens exilis Hedw. surgiu no âmbito de um estudo ao comportamento das plantas e animais das linhas de água da zona Oeste, desde que as águas dos esgotos têm vindo a ser tratadas.

“Esta descoberta é um sinal das melhorias que estamos a introduzir ao nível da despoluição das linhas de água e como isso tem impactos na vida das plantas e dos animais”, explicou hoje à Lusa Sandra Carvalho, da empresa Águas do Oeste.

De acordo com a responsável das Águas do Oeste, que iniciou há oito anos o processo de tratamento das águas residuais, “as plantas e os animais foram muito massacrados ao longo dos anos pela poluição e o processo de regeneração não é fácil mas podemos dizer que esta descoberta é a prova concreta da melhoria dos ecossistemas”.

O investigador César Garcia do Museu Nacional de História Natural, de Lisboa, encontrou a pequena planta na ribeira da Quinta da Boneca.

A Fissidens exilis é uma planta da família das Fissidentaceae, que vive em taludes geralmente calcários, húmidos e sombrios, não formando geralmente populações de elevada dimensão.

A Águas do Oeste e a associação ambientalista Nostrum, das Caldas da Rainha, estabeleceram um protocolo com o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa e a Universidade de Évora para estudar linhas de água.

Fonte: LUSA

www.nostrum.web.pt

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo