A CARREGAR

Type to search

A beleza das Echinops, esferas azuis sobre longos pedúnculos

A jardinagem é uma arte que combina conhecimento botânico com criatividade estética. Cada planta traz consigo uma personalidade única, e a Echinops, com suas flores globulares e aparência exótica, certamente adiciona um toque especial a qualquer jardim. Comummente conhecida como “bola de ouriço”, a Echinops é uma planta perene que se destaca pelo seu formato peculiar e cores vibrantes.

Com longas florações são plantas alegres com pedúnculos que podem chegar ao 1,5m de altura. As folhas são parecidas com as dos cardos isto é recortadas e espinhosas verde escura na página inferior e brancas e lanzudas na página superior. Nas suas extremidades as inflorescências esféricas são formadas por flores de um azul quase metálico. Uma das espécies a E.sphaerocephalus pode chegar aos 2 m de altura e as inflorescências são branco amareladas.

Ótimas para bordaduras ensolaradas e combinam na perfeição com equináceas púrpura, ou rudbeckias amarelas, boltónias, flores dos acers, margaridas e lírios. Em jardins rochosos a verticalidade podem dar um toque excelente. Em declives de gramíneas ornamentais ou como arbustos abertos num relvado, podem constituir um importante ponto focal.

Características
Perene e flores entre o Verão e o Outono.
Muito fácil de cultivar e excelente para flor de corte, fácil de secar e realizam a auto propagação. As inflorescências esféricas atraem as abelhas e as borboletas noturnas. Requerem sol direto, mas toleram a meia sombra, com calor e alguma aridez mesmo em terrenos pobres, o crescimento é compacto. O ideal é ter o solo bem drenado e ligeiramente alcalino. No caso de insuficiente drenagem misture uma quantidade abundante de adubo.
Assim que as flores murcharem corte os pedúnculos no ponto de intersecção da haste para ter novas florações.
Largura entre os 60 e 90 cm. Altura entre 90 e 1,50 cm
Se adquiri a planta o ideal é ser planta jovem antes do desenvolvimento da raiz. As folhas devem ser verde vivo e sem flor. Após a plantação regue com abundância até as plantas estarem totalmente adaptadas e depois apenas no caso de tempo seco.

Estação a Estação
No inicio da Primavera
O plantio pode ser feito na primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas. Crie covas com o dobro do tamanho do torrão da planta. Coloque a planta no centro da cova e preencha com solo, pressionando delicadamente ao redor para firmar.
Propagação. Divisão de Plantas: A cada três a quatro anos, a planta pode ser dividida para rejuvenescer e multiplicar. Isso também ajuda a manter um crescimento vigoroso. Pode retirar as plântulas que tiverem crescido à volta das plantas adultas e transplante-as para outro sitio.

No Verão
Manutenção
Cubra o terreno para reter a humidade. Arranque as folhas mais baixas quando se tornarem castanhas.

Outono-Final do Inverno
Sementeira ao ar livre para ter flores no ano seguinte. Regue até começarem as geadas.
Doenças que podem aparecer
Alguns coléopteros ainda que raramente podem atacar a Echnipos alimentando-se das suas folhas e deixando buracos redondos e escuros. Eliminar todas as folhas danificadas.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo