A CARREGAR

Type to search

Árvores de Fruto: Saboreie o seu Jardim!

Todas as árvores são importantes, mas as que produzem frutos, além de terem todas as vantagens das primeiras tem uma mais valia muito interessante: o fruto.

Se agora se fala muito e está na moda, fundir o jardim com a horta, então porque não complementarmos a produção de legumes com a produção de frutos.

E se o conceito parece simples a realidade ainda mais o é.

Na escolha das espécies em vez de selecionarmos um liquidambar porque não uma cerejeira ou ameixieira.

Comparação: são caducas, as folhas variam do verde claro na Primavera ao amarelo escuro no Outono. Ok ao nível das folhas não há comparação possível, o liquidambar passa de amarelo para um vermelho espectacular, mas  a cerejeira fica também com um amarelo muito bonito que contrasta bastante com o tronco que é meio avermelhado. Em relação à flor não há nada que se compare à floração da cerejeira, ainda para mais, atrai um sem número de espécies animais: abelhas, borboletas, aves, etc. e no final ainda recebemos uma bela recompensa: as cerejas. Se pensarmos bem, e pusermos ambas na balança eu diria que a cerejeira no final acaba por ter um peso maior. Poder-se-á dizer que a manutenção das árvores de fruto requer mais mão de obra que as árvores ornamentais. De facto por ser necessário fazer todos os anos a poda, e alguns eventuais tratamentos estas requerem uma maior manutenção, mas se compararmos as necessidades destas com as necessidades que iremos ter ao nível da mão de obra para a realização de uma horta poderemos confirmar que não irá ser pelo trabalho que não avançaremos com essa decisão.

Poderemos ainda idealizar uma outra opção – a conjugação de árvores ornamentais com fruteiras. É tudo uma questão de espaço.

Até os famosos jardins japoneses incluíam quase sempre espécies ornamentais: o Acer, por exemplo, e árvores de fruto como as cerejeiras, principalmente para darem cor ao jardim numa determinada altura do ano, nomeadamente na Primavera. Também nós poderemos recorrer a esta conjugação para termos um jardim com mais cor durante  mais tempo.

 

Espécies com floração abundante:

  • macieira de jardim (para mim, uma das mais bonitas)
  • cerejeira
  • ameixieira
  • pereira
  • damasqueiro
  • pessegueiro

 

Outras espécies com interesse:

  • citrinos
  • diospireiro
  • marmeleiro
  • nespereira

 

Frutos secos:

  • nogueira
  • castanheiro
  • aveleira

 

Outros frutos:

  • maracujá
  • kiwi

 

Também os chamados frutos vermelhos poderão ser uma opção, pelo menos dão bastante vida ao jardim. E que bom chegarmos ao fim de um dia de trabalho e irmos colher os nossos próprios frutos e ou alimentos. Ou levantarmo-nos pela manhã e colhermos umas laranjas para fazer um belo sumo natural. Estão fresquinhos, são naturais  e aliviam qualquer stress.

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área.

É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público.

A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo.

www.monteiroricou.blogspot.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

9 Comments

  1. ANTÓNIO ALEXANDRE PEREIRA CADINHA 26 de Setembro de 2010

    Achei extraordinário. Para mim a coisa mais bela é eu chegar ao Douro ir a qualquer árvore de fruta, apanha-lá
    e comê-la logo.

    Responder
  2. Bea leitão 6 de Outubro de 2010

    Ando á procura de árvores de fruto, para um pedaço de terra que tenho na Beira Baixa.Nesta altura do ano o que poderei fazer? As espécies que quero são pereiras. macieiras, marmeleiro e pessegueiro. Como nunca fiz nada disto,gostava de saber em que época do ano poderei por este meu desejo em prática. Gosto do vosso site, obrigada Bea Leitão

    Responder
  3. henrique 21 de Novembro de 2010

    estou apensar fazer um pequeno jardim (mais ou menos200m2) preciva de umas sugestões para umas arvores de fruto de um lado uma zona soalheira,do outro uma zona que só terá sol 2 ou 3 horas por dia .
    qual serão as melhores.
    se for possivel agarço uma ajuda.

    Responder
  4. angela santos 16 de Fevereiro de 2011

    Alguém que me fale um pouco mais sobre cerejeiras?Como podar,regar ,proteger… s.f.f. Obrigado

    Responder
  5. António José Penedo Borrego 11 de Novembro de 2011

    Quem me pode fornecer o nome da árvore que dá um fruto parecido com o diospiro mas mais rijo? obrigado

    Responder
  6. sandra patricio 25 de Janeiro de 2012

    tenho um jardim que apanha muito sol, não sei quais as plantas que me aconselham colocar e que não fiquem queimadas. OBG.

    Responder
  7. Luis Costa 12 de Março de 2012

    Tenho um terreno a cerca de 5 kms da praia na zona do porto, que arvores de fruto melhor se adaptam a ests condições (clima temperado maritima, com ocorrencia de ventos frios, noites frias, mas no verão dias quentes). Tenho palantado ameixoeiras, laranjeiras, pessegueiros, macieiras, estarei a proceder correcto?

    Responder
  8. francisco mendes fernandes 31 de Maio de 2012

    tenho um maracujá k carrega de flores, mas não forma o fruto. O que tenho eu de fazer para ter rentabilidade da arvore do fruto. Agradecia uma informação se possivel..

    Responder
  9. paraima 1 de Junho de 2012

    Francisco, tem a certeza que não é um maracujá ornamental?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Ir para o topo