A CARREGAR

Type to search

Do desejo à criação…

Remonta ao séc. XVIII, o desejo de dotar a Madeira de um Jardim Botânico. Durante o séc. XIX, vários cientistas e técnicos afectos à Botânica, tais como J.R. Theodor Vogel em 1841, Frederico Welwitsch em 1852 e o naturalista Barão Castello de Paiva em 1855, reforçarama necessidade da criação de um Jardim Botânico na Madeira, atendendo às suas condições climatéricas, importância botânica e potencialidades florísticas. Contudo, só a meados do séc. XX é que a quinta do Bom Sucesso foi adquirida pela Junta Geral, com o objectivo de aí se instalar a sede do Jardim Botânico da Madeira, o que se concretizou a 30 de Abril de 1960.

O Jardim Botânico da Madeira é propriedade do Governo Regional da Madeira desde 1992, está integrado na Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, na Direcção Regional de Florestas.

Jardim Botânico da Madeira

Para a maioria das pessoas um Jardim Botânico não é mais do que um bonito local, bem tratado e aprazível, onde podem observar-se muitas plantas diferentes das que habitualmente se vêem. Embora um Jardim Botânico possa ser bonito e aprazível, o seu interesse primordial será sempre científico. Mas, todo o trabalho científico e educacional de um Jardim Botânico, centra-se à volta do problema importante e essencial: o de manter uma colecção de plantas vivas.

Na base de conhecer a importância das plantas e respeitar a natureza, não deve estar descurada a organização de um jardim, tornando-o mais belo e atractivo. Pois, muitas pessoas, que de outro modo mantinham-se indiferentes ao trabalho botânico em geral, são atraídas, inicialmente, pe

la beleza das suas plantas. De outra maneira, nunca viriam a descobrir o principal interesse da ciência e da importância dos Jardins Botânicos.

É digno de salientar a quantidade e diversidade das suas espécies algumas já desaparecidas ou em vias de extinção nos seus países de origem assim como o extraordinário microclima deste Jardim, que permite a existência, lado a lado, de plantas originárias de zonas do globo ecologicamente bem diferenciadas, como por exemplo os Himalaias, a Sibéria e a América do Sul.

Ao longo do Jardim, as plantas encontram-se identificadas com o nome científico, nome popular, família e local de origem. Algumas plantas estão organizadas por famílias ou por afinidades ecológicas e/ou geográficas. Muitas espécies têm uma placa identificativa com a descrição das principais características.

Na sua área ajardinada, cerca de 2500 plantas, originárias de todas as partes do mundo, desenvolvem-se tão bem como no seu ambiente natural.

Existe uma representação de plantas madeirenses com mais de uma centena de espécies. Algumas espécies ameaçadas ou extintas na natureza estão a ser alvo de estudo e multiplicação, sendo também possível observá-las nos seus jardins.

O Jardim Botânico valorizou-se em 1997, com a área deixada disponível após a conclusão da cota 200 (passagem da via rápida em túnel), que permitiu a introdução de diversas espécies de grande valor botânico, científico e paisagístico em que se destacam cicadaceas, palmeiras, núcleos de espécies da flora indígena da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

Criou-se um novo miradouro com vista para as novas zonas e para a parte norte do Jardim e introduziu-se espécies adequadas à topiária (arte de moldar as plantas) numa área deixada disponível após a remodelação das estufas. O restante espaço foi preenchido com diversas árvores e arbustos ornamentais, uma área com orquídeas, relvados e outras. Refira-se que alguns dos exemplares introduzidos neste novo espaço, são novos para o Jardim Botânico ou até mesmo para a Madeira. Saliente-se que o recente trabalho só poderá ser observado na sua plenitude, quando as espécies introduzidas atingirem o seu estado de maturidade.

Também em 1997, foi criado um anfiteatro nesta área, com finalidades pedagógicas no âmbito da educação ambiental e animação.

Foi também feita a interligação Jardim Botânico/Loiro Parque e vice-versa, passando a ser o bilhete de  ingresso único.

Estando integrado na Direcção Regional de Florestas e no cumprimento das suas competências, o Jardim Botânico da Madeira participa na propagação/introdução de espécies indígenas, acções relevantes para a conservação e recuperação de habitats naturais.

O Jardim Botânico da Madeira colabora com o Parque Natural da Madeira na monitorização de espécies e habitats que necessitam de acções de conservação.

O Jardim Botânico lidera um projecto (LIFE 99) cujo objectivo é a preservação de oito espécies endémicas ameaçadas de extinção, bem como a recuperação da vegetação natural do Pico Branco – Porto Santo, um dos últimos refúgios da flora indígena daquela ilha.

O Jardim Botânico da Madeira mantém uma colecção de plantas vivas, representando os vários níveis de vegetação encontrados na Ilha da Madeira, bem como representantes da flora das Desertas, Porto Santo e Selvagens. Esta colecção é também usada em educação ambiental.

O Banco de Sementes do Jardim Botânico da Madeira, iniciado em Agosto de 1994, possui duas colecções:
– as sementes preservadas a longo prazo (-20 °C), são colocadas em frascos de vidro com silicagel. A manutenção das sementes a baixas temperaturas permite-nos dispôr a médio e longo prazo de material genético, quer seja para investigação, quer para recuperação de espécies no seu habitat natural;
– a colecção mantida a 25 °C é usada na troca ou cedência a escolas para actividades relacionadas com educação ambiental.

As acções de conservação da flora resultam da reunião e avaliação de estudos em várias áreas da botânica, nomeadamente biologia molecular e reprodutiva, estudos evolutivos, taxonomicos, biogeográficos, em conjugação com educação ambiental.

O Herbário

O Herbário do Jardim Botânico da Madeira (MADJ), foi iniciado em 1957,pelo Eng.º Rui Vieira, Eng.º Malato-Beliz e Sr. Rui Santos,antes da criação oficial do Jardim Botânico da Madeira a 30 de Abril de 1960.

Em 1957 foram herborizadas cerca de 642 plantas vasculares de diversos locais do arquipélago da Madeira e Selvagens.

Ao longo dos anos o herbário (MADJ) foi enriquecido com novas colheitas e colecções cedidas por vários botânicos sendo actualmente de 21.570 exemplares de plantas Vasculares, Avasculares e Líquenes (inclui o herbário do seminário do Funchal MADS). Estes exemplares são na maioria da Madeira, Porto Santo, Desertas, Selvagens e de outros arquipélagos Macaronésicos.

Neste herbário também encontram-se incluídas colecções de plantas cultivadas e medicinais.

MADS – Herbário Histórico do Seminário do Funchal, à guarda do Jardim Botânico da Madeira desde 1982, o qual está  incorporado no MADJ.

Dados de Interesse

Jardim Botânico da Madeira
Caminho do Meio- Bom Sucesso
9050 – 251- Funchal – Madeira a cerca de 3 km do centro da cidade do Funchal.
Área Ajardinada: 5 ha aproximadamente.
Tel:  291211200

Fax: 291211206
E-mail: jardimbotanico.sra@gov-madeira.pt

Horário de Visitas: Todos os dias, excepto dia de Natal, das 9h às 18h.

O acesso ao Jardim é feito por duas entradas. A principal no Jardim Botânico e a outra no Loiro Parque, sendo o bilhete de ingresso único; que lhe permite visitar o Jardim, o Museu de História Natural, o Loiro Parque e exposições temporárias.

Preçario:
Crianças até 6 anos – entrada gratuita
Crianças e Jovens dos 7 aos 18 anos – 1 Euro
Adultos – 3 Euros
Portadores do “Madeiracard” – 1,50 Euros

As entradas são gratuitas para o público em geral nos dias seguintes:
21 de Março – Dia Mundial da Floresta
30 de Abril – Aniversário do Jardim Botânico
18 de Maio – Dia Mundial dos Museus
01 de Julho – Dia da Região
27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo

Normas para os Visitantes:

Solicitamos aos visitantes que contribuam para que o Jardim se mantenha em perfeito estado de conservação, colocando o lixo nos recipientes colocados ao longo do Jardim, não danificando as plantas, não sair dos caminhos, não entrar dentro dos canteiros, não colher flores, não entrar com cães, não maltratar nem assustar as aves que passeiam livremente pelo Jardim, não lhes dar comida, não se encostar ás gaiolas, as crianças devem estar sempre acompanhadas pelos adultos, evitar demasiado barulho para que a visita resulte agradável para todos.

Textos: Jardim Botânico da Madeira

Imagens: Edwig Storch

Tags:

4 Comments

  1. maria do ceu coelho 3 de Março de 2010

    Trouxeram-me da Madeira 1 heliconia e 1 da mesma familia só que a flor caí, plantas em vasos. Estão no quintal, mas estão resguardadas elas têm uma cor castanho claro. Tenho medo de perde las, o que posso fazer por elas?

    Responder
  2. Isabel Gonçalves 2 de Junho de 2011

    Bom dia
    Pelo presente, venho agradecer todo o vosso acolhimento para com as crianças, desta escola, no dia 1 de Junho, aquando da visita ao Jardim Botânico.
    Um obrigada especial à DRª Nicole pela forma como preparou a mesma visita. Um bem haja
    A Directora da escola
    Isabel Gonçalves

    Responder
  3. joaquim martins 2 de Dezembro de 2011

    Em agosto de 2010 fui visitar a Madeira fiquei encantado com tudo o que vi, paisagens monumentos ,jardins lindissimos, fui visitar o jardim botânico que admirei, tem uma planta logo á entrada que parece costela de ADÃO mas que não é , gostava que alguem me informa-se o nome dessa planta.
    joaquim martis

    Responder
  4. Maria Freitas 16 de Novembro de 2014

    Muitos parabéns, é um sítio que aconselho a visitarem, eu ainda não fui, mas eu sei que é magnífico e adoraria ir lá.
    Muitos parabéns a todos que ajudaram a criar este sítio turístico que impressiona todas as pessoas.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo