A CARREGAR

Type to search

Local ideal para novas descobertas, o jardim esconde muitas vezes algumas armadilhas, que podem provocar de pequenos dói-dóis a dramas. Agora que já apetece ficar no jardim, fique com algumas chamadas de atenção para os problemas mais frequentes:

Barbecue

Aqui o perigo é evidente: Queimaduras mais ou menos graves. Muita atenção em particular aos pequenitos cuja cara (nariz e olhos) fica precisamente à altura das brasas.

Tenha especial atenção a fogareiros portáteis que nem sempre são muito estáveis e às acendalhas (isto não vale só para os miúdos!). Nunca deixe de ter um fogareiro aceso debaixo de olho sobretudo com crianças por perto.

Piscina ou Tanque

Todos os tipos de piscinas, pequenas, grandes, insufláveis, semi-rígidas fazem a alegria de miúdos e graúdos.

Lembre-se que uma criança pequena se afoga em poucos segundos em apenas alguns centímetros de água.

Barreiras e dispositivos de alarme nunca são demais!

Plantas Tóxicas

Quando aparecem as crianças, convém inventariar as plantas do jardim (ou até da área circundante a que tenham acesso) para avaliar o potencial perigo. Se bem que Os sintomas provocados por muitas das plantas vão desde uma valente dor de barriga, náuseas ou confusão mental, a ingestão de grandes quantidades pode por vezes ser fatal. Nem por isso é preciso arrancar as suas plantas. Pode criar barreiras que lhes dificultem o acesso, como redes (plásticas) ou colocar vasos à volta da mesa, com outras plantas, etc…

Entre muitas outras deverá ter cuidado com:

ACÓNITO (aconitum napellus)

O acónito é uma planta com flores parecidas com a dedaleira, mas de cor azul, e é relativamente frequente em Portugal. Numa dose superior à recomendada, o veneno mata por paralisia respiratória.

BELADONA (atropa belladona)
A beladona tem folhas lanceoladas com bagas vermelhas, semelhantes às do azevinho. O veneno da beladona está nas bagas e não é preciso comer muitas. As bagas, extremamente tóxicas, quando ingeridas, mesmo em pequenas quantidades, são mortais. Os sintomas começam por revelar-se pela secura da boca, retenção de urina, obstipação, alucinações e, finalmente, a morte, por paragem cardíaca.

CICUTA/CANELA/CAMOMILA (Conium Maculatum)
A Cicuta , é uma planta da família das umbelíferas, muito frequentes em Portugal. Devido à sua configuração é fácil confundi-la com aipo, o endro, o funcho, a salsa e a rama da cenoura. É um veneno violento, que actua sobre o sistema neuro-muscular. Pode causar a morte por paralisia respiratória.

DEDALEIRA (digitalis purpúrea)
A Dedaleira é uma flor arroxeada em forma de dedal, em cachos, e que pode chegar a ter um metro de altura, apontada como perigosa.
É comum desabrochar na Primavera e permanece durante todo o Verão. É compostas por numerosos cardiotónicos como a digitalina, digoxina e digitoxina. É uma planta que cresce de Norte a Sul do país e que, em doses elevadas, pode causar fibrilação cardíaca.

Poderá encontrar facilmente mais informações sobre estas e outras plantas recorrendo, seja a sites das universidades seja à Wikipédia

Lembre-se, desconhecendo uma planta, não se prova! A melhor maneira de evitar o perigo é ensinar esta regra básica às crianças e vigiá-las quando são ainda muito pequenas e naturalmente curiosas.

Insectos

Além de todos estes perigos, também os insectos podem ser fonte de preocupação, pois a picada de alguns deles, apesar de raramente fatal, pode ser extremamente dolorosa.

Barreiras

Para garantir a segurança dos mais pequenos portões e cancelas deverão ser cuidadosamente fechados a cada passagem. Tarefa fastidiosa, é verdade, mas lembre-se que todo o tempo do mundo não é suficiente quando o pior pode acontecer.

Faça do seu jardim um verdadeiro espaço de lazer para si e para todos!

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo