Solar City Tower, o projecto do gabinete RAFAA de Zurique, na Suíça, foi a proposta escolhida para gerar energia para a aldeia olímpica do Rio de Janeiro.
Concebida por forma a aproveitar a energia solar diurna, através de painéis, canaliza a energia excessiva para bombas que trazem água do mar até ao interior da torre e produz um efeito de queda de água no exterior da mesma. Esta água, para além do efeito refrescante, é utilizada para produzir energia durante a noite.
Para alémde tudo isto, a Solar City Tower tem: anfiteatro, auditório, cafetaria e lojas, vários pontos de observação da própria torre e do seu funcionamento e ainda uma plataforma de bungee jumping!
No cimo da torre é possível apreciar toda a paisagem que circunda a ilha onde estará implementada, bem como a queda de água gerada por todo o sistema que integra a Solar City Tower, tornando-a sem dúvida no ponto de referência dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Gostei da função, mas não da forma. Acho demasiado “forçado”, trazendo um grande impacto visual num local onde a natureza tem muita força por si só.