A CARREGAR

Type to search

Sésamo: Sesamo indicum “Pedaliácea”

Também conhecido por gergelim, as sementes de sésamo são uma excelente fonte de vitaminas do grupo B, E e F, proteínas (cerca de 20%) e sais minerais.

Contém cálcio, selénio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, silício, crómio e níquel. Esta planta é originária da Ásia, mas também muito cultivada no México e em alguns países africanos para a extração do óleo e para utilização das sementes na culinária e no fabrico de pão, bolos, etc.

Foi uma das primeiras oleaginosas a serem cultivadas pelo homem. É de fácil digestão, e um excelente componente da nossa alimentação diária, fornecendo fibras e nutrientes de alto valor. Combate a acidez do estômago e alcaliniza o sangue.

Combate o stress e as perdas de memória, hemorroidas, arterite, estimula a circulação, aumenta a qualidade e a quantidade de leite materno. Aumenta a concentração, é laxativo, tónico e diurético, estimula o sistema digestivo e as glândulas endócrinas. É um excelente remineralizante do organismo. Um dos seus componentes o sesamol é um excelente antioxidante particularmente contra poluentes alimentares, neutraliza os radicais livres, fluidifica o sangue, estimula as glândulas endócrinas e o sistema digestivo.

Contém alto teor de licitina que é um dos responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. É  um preventivo de anemias, é galactagogo (aumenta produção de leite materno). Segundo a medicina Ayurvédica o sésamo escuro é melhor do que o branco, que muitas vezes é branqueado com produtos químicos. O Tahini que é uma pasta de sésamo, utiliza-se para barrar no pão ou na confeção de molhos. Á s sementes ligeiramente tostadas e esmagadas com sal, dá-se o nome de gomásio. Devem guardar-se no frigorifico para evitar que rancem.

Saiba mais em malvasilvestre.blogspot.pt

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo