Também conhecido por gergelim, as sementes de sésamo são uma excelente fonte de vitaminas do grupo B, E e F, proteínas (cerca de 20%) e sais minerais.
Contém cálcio, selénio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, silício, crómio e níquel. Esta planta é originária da Ásia, mas também muito cultivada no México e em alguns países africanos para a extração do óleo e para utilização das sementes na culinária e no fabrico de pão, bolos, etc.
Foi uma das primeiras oleaginosas a serem cultivadas pelo homem. É de fácil digestão, e um excelente componente da nossa alimentação diária, fornecendo fibras e nutrientes de alto valor. Combate a acidez do estômago e alcaliniza o sangue.
Combate o stress e as perdas de memória, hemorroidas, arterite, estimula a circulação, aumenta a qualidade e a quantidade de leite materno. Aumenta a concentração, é laxativo, tónico e diurético, estimula o sistema digestivo e as glândulas endócrinas. É um excelente remineralizante do organismo. Um dos seus componentes o sesamol é um excelente antioxidante particularmente contra poluentes alimentares, neutraliza os radicais livres, fluidifica o sangue, estimula as glândulas endócrinas e o sistema digestivo.
Contém alto teor de licitina que é um dos responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. É um preventivo de anemias, é galactagogo (aumenta produção de leite materno). Segundo a medicina Ayurvédica o sésamo escuro é melhor do que o branco, que muitas vezes é branqueado com produtos químicos. O Tahini que é uma pasta de sésamo, utiliza-se para barrar no pão ou na confeção de molhos. Á s sementes ligeiramente tostadas e esmagadas com sal, dá-se o nome de gomásio. Devem guardar-se no frigorifico para evitar que rancem.
Saiba mais em malvasilvestre.blogspot.pt
FERNANDA BOTELHO nasceu em Tojeira/Sintra em agosto de 1959.
Aos 18 anos viaja para Londres onde estuda antroposofia e plantas medicinais e pedagogia Montessori.
Fez o curso de guia de jardim botânico com a Alexandra Escudeiros e gostou tanto que repetiu no ano seguinte.
Apaixonada por jardins botânicos, é frequentadora assídua de Kew gardens. Absorve o que vê, fotografando e escrevendo.
Publica anualmente desde 2010 agendas de plantas medicinais, três livros infantis “Salada de flores” “Sementes à solta” e “Hortas aromáticas”. “As plantas e a saúde, guia de remédios caseiros”. É colaboradora do programa Eco-escolas desenvolvendo projetos de plantas medicinais e hortas sustentáveis nos espaços escolares com professores e alunos.
É convidada regular da RTP 1, organiza passeios botânicos e dá workshops sobre plantas medicinais.
Blogue Malva Silvestre.