A CARREGAR

Type to search

Palácio Nacional de Queluz assina protocolo com a Orquestra Divino Sospiro

A Parques de Sintra e a Orquestra Divino Sospiro assinaram recentemente um protocolo de colaboração com vista à promoção do património musical associado ao Palácio Nacional de Queluz.

A parceria traduz-se num conjunto de actividades realizadas pelas duas entidades, incluindo um Centro de Estudos Setecentistas de Portugal com sede nas instalações do Palácio Nacional de Queluz, concertos, recitais, conferências, e a publicação de estudos sobre o património musical associado ao Palácio. Adicionalmente, será criado um Conselho Consultivo e um Conselho Científico.

O objectivo principal da Parques de Sintra, com esta parceria, prende-se com a promoção e divulgação do património musical associado ao Palácio de Queluz, no qual a música ocupou desde sempre um papel central, e onde foram apresentadas dezenas de serenatas e óperas. Neste contexto, o Centro de Estudos Setecentistas em Portugal, encontra em Queluz um local privilegiado para centrar a sua ação. Serão realizados, nas salas do Palácio, concertos, eventos, conferências, simpósios e colóquios, assim como masterclasses e outras iniciativas que se propõem recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz, contribuindo em simultâneo para a fruição pública de uma programação musical de qualidade e para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural.

O contacto com a Divino Sospiro para esta parceria prende-se com o facto de esta Orquestra, desde a sua fundação, sempre ter dado a maior importância ao estudo e investigação da música portuguesa, nomeadamente a do período setecentista, património ainda muito pouco conhecido e reconhecido.

De acordo com o maestro Massimo Mazzeo, Diretor Musical da Orquestra Divino Sospiro, “com esta associação queremos oferecer uma programação qualificada e diversificada, captar e fidelizar públicos, e apoiar a valorização cultural e turística do monumento, bem como e a realização de estudos e investigação histórica”, acrescentando ainda que “através da música, o nosso elemento, apoiamos o posicionamento do Palácio de Queluz como instituição de referência nos planos nacional e internacional, e ponto obrigatório do turismo cultural.

A Divino Sospiro é uma companhia musical com seis anos de existência que tem participado em alguns dos mais prestigiados festivais nas mais importantes salas de Portugal, incluindo o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional de São Carlos, assim como acompanhando a Companhia Nacional de Bailado, e nos mais prestigiados Festivais e Auditórios internacionais, entre os quais se destacam o Festival d’Ile de France, Folle Journée de Nantes, Folle Journée au Japon, Festival de Varna, Fevereiro Lírico em San Lorenzo de L’Escorial, Mozartiana Festival em Gdansk, Auditório Nacional de Espanha em Madrid e o Festival d’Ambronay.

A Orquestra efetuou ainda registos em meios de comunicação como a Radio France, a Antena 2 e a RTP, e gravações, como a do CD para a editora japonesa Nichion, com repertório dedicado a W. A. Mozart e que mereceu o galardão de bestseller naquele país.

Actualmente em Residência no Centro Cultural de Belém, a Divino Sospiro alargou o repertório dedicado ao período barroco para os períodos clássico e romântico, fazendo ainda algumas incursões pela música contemporânea.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo