A CARREGAR

Type to search

Com Invernos mais rigorosos, ou tempo menos previsível, é muitas vezes importante conseguir uma forma abrigada de fazer germinar as plantas, tanto para a horta como para o jardim. No Monte do Laranjal, optou-se por adaptar uma estrutura de ferro de uma camioneta antiga numa estufa com tamanho razoável para semear os tabuleiros com as culturas que são necessárias para a horta a partir do final da Primavera.

Estrutura Base

Com a ajuda de um serralheiro, aumentou-se a altura da estrutura e foi segura ao chão com betão e estacas de madeira. De seguida, o solo foi forrado com tela de cultivos de 100g/m2 para controlar as ervas e manter os tabuleiros relativamente protegidos. Esta foi pregada ao chão com grampos de ferro. Com manga plástica de uma peça única (6m x 8m) estrutura de ferro foi toda coberta deixando os dois lados com a possibilidade de abrir para arejamento quando está mais calor. O plástico foi seguro às estacas de madeira dentro da estufa com cavilhas protegidas com anilhas de borracha para não o furar (ver foto).

Com a ajuda de ripas de madeira enroladas no plástico, foram criadas umas “portas” em cada extremo, de forma a poder abrir e fechá-las consoante a temperatura exterior. É importante escolher a orientação da estufa. Tendo em conta o percurso do sol durante o dia e os ventos predominantes da zona, colocámos na direcção este-oeste.

Uma nota importante é ter em conta a localização de um ponto de água. É muito importante ter água perto da estufa para facilitar a rega dos viveiros.

As sementes que foram semeadas em tabuleiros (com alvéolos) foram variadas: melão, melancia, alface, beterraba, cebola, salsa frisada, tomate, couve, pepino, abóbora, entre outras. Todas cresceram bem dentro da estufa, muito mais rapidamente do que quando plantadas no viveiro anterior (feito na terra directamente e simplesmente coberto com uma pequena pedaço de plástico) e nesta altura já foram todos transferidas para horta.

O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.

Tags:
Próximo artigo

11 Comments

  1. MAURO 19 de Junho de 2013

    Excelente!
    Não outra palavra para adjetivar trabalho tão interessante e de grande utilidade para todos quantos estão envolvidos na produção- a qualquer título- de produtos vegetais e ornamentais.

    Responder
  2. manuel oliveira 29 de Junho de 2013

    tenho varios pes de tomateiros,agora com serca de 20 25 centimetros de altura , ontem espetei um fio de cobre a 4 5 cm do pe de cada planta , ouvi dizer que ajuda a combater a chamada molestia e verdade????

    Responder
  3. PAULO HENRIQUE 10 de Março de 2014

    BOA TARDE,
    GOSTARIA DE SABER QUAL LONA USAR ?

    Responder
  4. Rozair Ferreira 24 de Agosto de 2014

    Bom dia, gostaria de saber que tipo de plástico é este? E onde ele é encontrado? Obrigada.

    Responder
  5. Astrid Bishop 30 de Janeiro de 2015

    Agradeço os comentários. Já utilizámos vários tipos de plástico, que fomos substituindo com o passar dos anos. Já usámos manga plástica normal (denominada “branca” nas lojas mas que na realidade é transparente), e também manga plástica UV (que é amarelada) e que é mais resistente. Nós optámos por colocar sempre a manga plástica normal pois as plantas germinam e crescem muito melhor. A desvantagem é que tem de ser substituída todos os anos…

    Responder
  6. marilia de fatima lopes 7 de Março de 2015

    Gostei da estufa vou fazer aki em casa vendo cheiro verde aki no ma so a chuva destrói tudo. e a estufa protege da chuva só pra lembra no ma é bastante chuvoso no periodo do inverno.
    MArilia Lopes

    Responder
  7. Laerte sousa sena 31 de Agosto de 2015

    QUAL O TIPO DE PLANTAS QUE USO PARA COMBATER COSONILHA E BULGÕES NAS PLANTAS OU OUTROS TIPOS DE PRAGAS .

    Responder
  8. maria mateus 22 de Junho de 2016

    gosto muito dessa estufa pois aprendi uma coisa boa

    Responder
  9. Washington 17 de Julho de 2016

    Não tenho nem o que comentar apenas dizer que vou fazer uma que através da sua criei uma ideia.

    Responder
  10. Joao ribeiro 9 de Outubro de 2016

    Que atura e preciso para criar em baso tomateiros numa estufa

    Responder
  11. andre 5 de Abril de 2018

    ola goste mui. To vo usa obregad

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo