A CARREGAR

Type to search

Ficha nº1 Plantas aéreas; Tillandsia aeranthus

Uma vez explicado genericamente o que são plantas aéreas – tillandsias, publicamos agora uma colecção de fichas de espécies contendo descrição e características particulares das espécies mais apreciadas pelos coleccionadores.

Plantas aéreas: Tillandsia aeranthus

Originária do Brasil, é a planta aérea mais difundida em Portugal, estando presente em inúmeros jardins, varanda e pátios quer no continente quer nas ilhas, onde se dá particularmente bem. Embora muitos digam que não precisa de nada para viver, naturalmente que precisa, como qualquer planta, de água, em especial nos meses mais quentes. Normalmente floresce em Abril/Maio e a exuberância da sua floração é tanto maior quanto melhor foi tratada nos meses anteriores. As hastes florais de cor magenta ostentam entre 6 e 12 pequenas flores de cor azul/violeta. Uma vez acabada a floração, as hastes florais secam e a planta começa a produzir rebentos.

JORGE FREIXIAL é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem.
Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.
Website Bromélias do Brejo

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo