Texto e Fotos: Luisa Mendes
Não há dúvida nenhuma de que os ingleses de todas as idades levam os jardins muito a sério. Por um lado têm a vantagem da abundância de água (chove praticamente todos os dias e até no Verão) e por outro lado, faz parte da sua cultura. O sentido de comunidade no que toca aos jardins é grande e cada um faz o jardim para si mas também para os outros criando-se envolvências harmoniosas.
Embora o Jardim Cottage que aqui trazemos, situado em Morecambe perto de Lancaster, seja uma criação de duas pessoas com ascendência latina, nomeadamente portuguesa e italiana, a sua vida foi toda neste país e a cultura dos jardins está perfeitamente inserida no seu ADN.
Este espaço tem sido trabalhado ao longo dos últimos 13 anos e um pouco “ad lib” segundo o seu proprietário. Como eu diria “ao correr da pena”.
O que hoje existe é algo de bem diverso. A relva original no espaço foi retirada porque na realidade com a chuva estava sempre húmida e não se podia circular. Foram criados mais dois níveis de circulação, dois caminhos e degraus que unem os diversos níveis. Esses caminhos permitem o acesso a quase todos os cantos e canteiros do jardim. A escolha das plantas teve que ver sobretudo com a diversidade de cor, serem plantas resistentes com florações desfasadas de Março a Outubro. Como nos meses frios as temperaturas são baixas, por vezes neva, existe um tempo de descanso no jardim.
Outra condição era ter um espaço que atraísse os pássaros, as abelhas, as borboletas em suma a biodiversidade e tal é conseguido. Aquando da nossa vista em Abril os azuis e os brancos predominavam e pequenos insetos e pássaros faziam daqui a sua morada (também o comedouro e o bebedouro existentes têm algum peso nesta escolha). Mas atenção, que é esperado que também eles trabalhem no jardim e cumpram a sua missão no equilíbrio ecológico.
Alguns pormenores engraçados, ofertas dos netos: das libelinhas aos velhos rezingões dos conhecidos Marretas que indiferentes ao que se passa leem o jornal muito divertidos, anões e um ouriço completam a coleção deste jardim que para os mais pequenos é mesmo encantado.
O ponto focal do jardim é dado pela escultura ao centro, pintada pelo proprietário e que representa a Nossa Senhora, para esta família católica de formação, faz todo o sentido. É muito discreta e muito enquadrada com as cores da Primavera.
Encontramos ainda cultivados alguns vegetais, canteiro com batatas, espinafres, brócolos, aromáticas, ruibarbo e também árvores de fruto plantadas recentemente Peras e Maçãs e até uma videira que estava protegida por uma estufa.
Pontes fortes
Jardim de baixo custo de construção e manutenção
Espaço protegido com boa ventilação e exposição solar
Reciclagem da água das chuvas
Reciclagem do mobiliário de jardim
Compostagem para enriquecimento da terra das plantas
Plantas provenientes de trocas e ofertas
Terra de jardim, excedentes provenientes dos jardins de familiares e amigos
Canteiros elevados que facilitam a vida de quem aqui trabalha
Preparado para duas pessoas de idade com as árvores de pequeno porte que se tornam acessíveis. A escada pode ser também pensada dessa forma para exercício.
Não utilização de químicos.
Pode ser que algumas destas fotos sejam inspiradoras. Na realidade não são precisos grandes espaços nem gastar muito dinheiro. O que é necessário mesmo é tempo, tempo para o crescimento e para dedicarmos às plantas.
(Veja na revista Digital Tudo Sobre Jardins de Junho a apresentação completa deste espaço tão tipicamente Inglês)
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Adoro flores, espaços verdes, onde a natureza é pródiga em nos oferecer, e quando tratados com todo o carinho como estes que apreciamos, ainda nos trazem mais aproximação, uma maravilha
espaços ternos como esse lembram mesmo a casa dos avós, são lindos e acolhedores,parabéns aos proprietários.