A CARREGAR

Type to search

Colóquio “O solo um Recurso Natural a Preservar” nos dias 2 e 3 de Outubro no Funchal.

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais irá dinamizar o colóquio “O SOLO, UM VALOR A PRESERVAR” nos dias 2 e 3 de outubro. Este reúne na RAM um conjunto de especialistas de renome nacional e regional, neste que é o Ano Internacional dos Solos.

As inscrições estão abertas a professores (formação validada e acreditada) e a todas as outras áreas profissionais que estejam interessadas em debater as questões relacionadas com os solos.

Todos os interessados em participar no colóquio terão de fazer a inscrição através da Plataforma INTERAGIR: https://digital.gov-madeira.pt/formacao

Nesta plataforma encontrarão, logo após o início da inscrição, os objetivos, os conteúdos a abordar e por fim os critérios de avaliação para os que pretendem, para além de participar, fazer a formação validada/ acreditada.

wpid-cartaz1

Razões justificativas:

As ciências do solo têm contribuído largamente para o aumento exponencial da produção agrícola e, como resultado, para a alimentação, habitação e vestuário da população mundial. O apoio à agricultura continua a ser um importante tema de investigação, embora presentemente as ciências do solo incluam a agricultura, agricultura biológica, sequestro do carbono (pelos sistemas agrícolas e florestais), remediação de solos degradados e sustentabilidade.

A utilização e a gestão do território são bem sucedidas quando existe compatibilidade com a aptidão dos solos. As colheitas e jardins florescem, o gado cresce, as nascentes e poços enchem, as estradas e os edifícios são utilizados de forma adequada, os investimentos estão seguros – e a maioria das pessoas nem sequer se apercebe. Esse sucesso não ocorre se os solos forem incapazes de reter água e nutrientes necessários. Neste caso, as colheitas falham e o gado adoece; estradas, edifícios, condutas e cabos danificam-se em solos instáveis ou com contaminação salina, podendo mesmo algumas estruturas ruir catastroficamente. Nas grandes urbes, a impermeabilização dos solos (revestindo-os com cimento ou asfalto) induz um maior e mais rápido escoamento superficial.

Quando existem grandes alterações na utilização do solo e na sua gestão, atinge-se uma situação em que as suas aptidões produtivas, hidrológicas e ecológicas se perdem aptidões que consideramos como um dado adquirido. Apesar dos enormes sucessos obtidos neste domínio (como por exemplo, na aplicação de fertilizantes, na drenagem e na irrigação) verificam-se ainda graves desfasamentos entre a utilização do solo e a sua real aptidão. Um dos desafios desta ação sobre os solos é de fornecer conhecimento para que locais inadequados possam ser evitados ou que possam ser tomadas as devidas precauções, para que a estabilidade e as funções essenciais do solo sejam garantidas.

A Ilha da Madeira tem dos solos mais férteis de Portugal mas tem uma alta percentagem de solos degradados (por fogos, erosão, deslizamentos de terra, etc.), pelo que a conservação deste património é fundamental para assegurar a produção de alimentos, a existência de água (abastecimento das levadas), a manutenção da paisagem e para evitar as cheias catastróficas (as aluviões).

A ação “Solos, uma riqueza a preservar”, visa dotar os docentes de todas as áreas disciplinares de conhecimentos relacionados com os diversos conteúdos a abordar, particularmente nas questões relacionadas com a ecologia, na promoção de políticas sustentáveis para os solos, a fim de promoverem, num futuro recente, com os seus alunos, atividades inerentes à temática. Tratando-se de uma comunidade escolar que de grosso modo vive nas cidades, é muito importante a formação dos professores para que os discentes compreendam a (in) segurança dos solos, muitas vezes promotores das aluviões, quando saturados em água, a erosão do solo e o pastoreio, o solo, a agricultura e o tipo de florestas, neste que é o ano internacional dos solos.

Os formandos deverão:

Realizar a sua inscrição até 25-09-2015

Consultar a Lista de Formandos selecionados apartir do dia 28-09-2015

Os Formandos selecionados terão que confirmar a sua participação até ao dia 30-09-2015

Consultar a lista definitiva dos Formandos selecionados apartir do dia 30-09-2015

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo