A CARREGAR

Type to search

Árvores: Robinia pseudoacacia, a falsa-acácia

A Robinia psedoacacio surge, em Portugal, para fins ornamentais, medicinais e florestais, e para estabilização de solos. Desenvolve-se em todos os solos mas prefere os leves e frescos e os arenosos, secos. A sua propagação é por sementes e rebentoas das raízes.

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Árvore robusta, de copa ampla e densa, que em boas condições pode atingir os 25 m de altura, possui raízes grossas, com ramificações longas e rasteiras, que podem originar rebentos a uma longa distância. Casca um pouco amarelada, ramos fortes e um pouco sinuosos, os mais jovens providos de estípulas que se transformam em fortes espinhos. Folhas compostas, imparipinuladas, que caem por completo no Outono, com 3 a 10 pares de folíolos elípticos ou ovais, inteiras quase desprovidas de pêlos, com a página inferior de cor mais pálida; pecíolos com 2 estípulas lenhosas e espinhosas na sua base. Flores bissexuais ou hermafroditas, brancas, dispostas em rácimos multifloros axilares e pendentes; cálice aproximadamente campanulado, dividido em 2 lábios curtos com 2 a 3 dentes; corola de 15 a 20 mm, com pétalas desiguais, as superiores direitas, o par lateral inferior aquilhado; estandarte suborbicular. O fruto é uma vagem fortemente comprimida, de 5 a 10 cm de largura, com sutura dorsal estreitamente alada, de cor pardo-avermelhada, abrindo-se em duas valvas; é seco, não estrangulado entre as sementes e persiste na árvore durante algum tempo.

Flores hermafroditas, aromáticas, reunidas em cachos axilares penduculados.

Folhas alternas e pecioladas.

Usos
A madeira é usada em carpintaria, marcenaria, tanoaria, etc. e é ideal para fazer móveis e parquê dado que tem uma grande resistência e durabilidade.
Também é usada como lenha para fazer fogo e para estacas.
Outro uso importante é o que lhe dão as abelhas. Estes insetos valem-se das flores da acácia-bastarda para criar um mel conhecido como “mel de acácia”.
As suas flores são comestíveis e com elas, no passado, preparava-se água destilada.

Ficha
Nome científico: Robinia pseudoacacia L.
Nome comum: Robínia, acácia-bastarda, acácia-branca, acácia-para-sol, falsa-acácia, acácia-da-terra, acácia-de-flores-brancas, acácia-boule
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Género: Robinia
Origem: A robínia é nativa das regiões do este e centro dos Estados Unidos da América. Com o passar dos anos, esta espécie foi sendo introduzida na Europa (uma das primeiras).
Distribuição: Na atualidade, esta planta encontra-se distribuída por grande parte dos EUA, no sul do Canadá e na Europa.

Fontes: Serralves, ISA e UTAD.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo