A CARREGAR

Type to search

Mirtilos: Bagas doces e suculentas cor de safira

Arbustos caducos que produzem flores brancas rosadas durante a Primavera e frutos azuis no período estival. Estes arbustos dividem-se em dois grupos:
Os mirtilos gigantes compreendem várias espécies, por exemplo Vaccinitum corymbosum e V. australe, os mais simples de encontrar em viveiro. Necessitam de Invernos rigorosos e Verões não muito quentes, algumas variedades chegam a suportar temperaturas de – 28°C e os mirtilos olho-de-coelho V. ashei, são mais vigorosos e têm frutos de dimensões mais pequenas, preferem Invernos com temperaturas menos frias e toleram verões muito mais quentes.

Plantação e Manutenção
Muito importante analisar a acidez do solo, se for inadequada é muitas vezes a causa de problemas
Se as folhas amarelecerem e os caules escurecem significa um solo demasiado alcalino , deve corrigir o pH do solo. Se o pH for superior a 5,2 junte turfa e se for inferior a 4, um pouco de cal viva.
Antes de plantar deve colocar as raízes da planta num balde com água pelo menos 2 horas antes. Corte as raízes danificadas ou longas. Remova os botões florais e corte os ramos para ficarem entre 45 e 60 cm. Escave um buraco com a profundidade e dobro da largura das raízes. Encha o buraco de terra compacte e regue bem. Cubra com folhas de carvalho e espalhe adubo em redor da base.
Quando os ramos atingirem a altura desejada corte as extremidades deixando 6-8 rebentos que produzirão frutos.
Requerem sol direto e grande parte dos mirtilos precisa de um polinizador. Para assegurar uma boa colheita deve plantar duas ou mais variedades diferentes.
A moniliose é uma doença com a qual as bagas ficam vermelho-salmão e caem ressequidas. Os caules e as folhas escurecem e secam. Como prevenção cubra bem o solo com matéria vegetal e escolha variedades resistentes.

Estação a Estação
Final do Inverno início da primavera é o momento de podar. Com tesoura de podar corte os ramos secos ou mais fracos e 1 a 2 ramos velhos para assegurar um melhor colheita. Corte os rebentos de fim de Inverno que estejam na base da planta. Depois do primeiro ano aplique um fertilizante ácido.
Verão é o momento de colher e conservar. Colha os mirtilos quando já se soltam facilmente. Os frutos ficam doces apenas 3 dias depois de terem tomado a cor final. Se os conservar no frigorífico podem durar cerca de 1 semana. Para os conservar durante mais tempo pode congelar em sacos de plástico de congelação e fechá-los bem.
No outono temos as folhas coloridas.
As plantas podem atingir ate 540 cm de altura e largura ate 180 cm a quantidade de mirtilos por planta pode ir até 3 kg

Aplicações que não acabam
Ao natural (apenas necessitam de ser lavados)
Em doces ou compotas
Incorporados em gelados e noutras sobremesas
Adicionados aos iogurtes
Em batidos ou sumos
Para compor os seus waflles e panquecas….

Propriedades
Baixos em calorias, mas ricos em nutrientes. Estes são apenas dois fatores que levam estes frutos a serem designados de superalimentos. Mas como tudo, a moderação é palavra de ordem.
Ricos em vitaminas B e C e magnésio, possuem um grande teor de fibras, contêm altos níveis de antioxidantes, fornecem boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, sódio, zinco, cobre e ácido fólico. Contêm antocianinas (fitoquímicos flavonoides com efeito antioxidante e anti-inflamatório).

Mais popular no norte da Europa do que no sul, é um arbusto que pode também crescer de forma espontânea no norte da América. Solos siliciosos e ácidos, bosques, montanhas e ambientes húmidos das florestas do norte da Europa parecem ser os locais preferidos para o seu desenvolvimento.

Em Portugal, o mirtilo é considerado um fruto das estações mais quentes. Contudo, é nos ambientes mais húmidos que ele melhor desenvolve.
É mais comum encontrá-los nos pinhais, matos e montanhas do Alto Minho, Marão e da Serra da Estrela. Regiões com o ambiente favorável para que este fruto se desenvolva de forma eficaz, e, assim, possa usufruir de todos os benefícios dos mirtilos.

Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo