A CARREGAR

Type to search

É com certeza com algum peso na consciência que revelo aqui a minha admiração pelos magestuosos eucaliptos, é sem dúvida uma bela árvore, grandiosa e elegante, de pele lisa e macia e aroma refrescante, quem nunca reparou nas cores pastel do tronco do eucalipto que se descasca após uma noite de vento e chuva ? Infelizmente no nosso país tem causado bastantes estragos pois apesar de absorver muitos nutrientes, tem vindo a ser plantada no lugar de oliveiras e sobreiros centenários, pois é uma árvore de crescimento rápido e dinheiro fácil.

Na Austrália de onde é originária e onde ocupa três quartos da vegetação de todo este continente, conhencem-na por gum trees ou “dead men´s tree”, devido ao facto de ser uma das árvores que mais mortes causa, pois nos dias muito quentes que abundam na Austrália, ela solta as pernadas mais baixas e pesadas, deixando-as cair sem olhar onde. Temos disso um triste exemplo há dois anos na serra de Sintra em que um acidente destes matou vários membros de uma família que tranquilamente fazia o seu piquenique à sombra de um eucalipto.

Mas aqui o que nos interessa não é a má reputação, mas sim são as propriedades medicinais do eucalipto que são bastantes e comprovadamente eficazes e exploradas comercialmente.

O seu nome científico é Eucaliptus globulus, pertence á família das Mirtáceas e existem cerca de 600 espécies desta árvore de folha persistente, muitos dos Eucaliptos encontram-se entre as árvores mais altas e de crescimento mais rápido do mundo, chegando algumas a atingir 100 metros de altura. As folhas juvenis são bastante diferentes das adultas, variando na cor, na forma e na intensidade do aroma, sendo as mais jovens mais aromáticas e mais indicadas para fazer vapores e inalações.

O óleo essencial fabrica-se a partir das folhas e não se recomenda a sua ingestão sem aconselhamento profissional.

O óleo essencial da variedade E.citriodora Hook é sem dúvida o meu aroma favorito, levemente citrico e doce, uma fragrância bastante refinada que por isso mesmo é utilizado em perfumaria, enquanto que o eucaliptus globulus é mais utilizado como aromatizante de sabonetes e detergentes, servindo ainda a indústria farmacêutica no isolamento do cineol, quem não se lembra do “Vick vapor-up”?

Para os Aborigenes da Austália é uma árvore de grande importância na sua medicina tradicional e milenar, utilizando tanto a casca como as folhas ou flores para combater e prevenir vários tipos de doenças e julga-se terem sido estes a descobrir as propriedades medicinais do eucalipto apesar dos Chineses e os Indianos também a incluirem desde a

Antiguidade na sua farmacopeia. Em Portugal julga-se ter sido introduzida no século XIX e é hoje cultivada um pouco por todo o país mas a grande percentagem (cerca de 95% encontra-se na faixa litoral a Norte do Tejo)

Componentes

O componente mais activo é o cineol também conhecido por eucaliptol (cerca de 70%), contém ainda monoterpenos, taninos, resinas, flavonas e óleo essencial.

Propriedades

O eucaliptol tem propriedades brônquio- dilatadoras, tornando a respiração mais fácil e agindo também como forte anti-séptico das vias respiratórias, é ainda anti-pirético, combate a  tosse, cicatrizante e vermífugo, podendo ser aplicado em forma de supositório. É desinfectante, útil no combate a vários tipos de bactérias, especialmente o estafilócocus, é ainda eficaz no tratamento de otites, gripe, bronquite, expectorante, inflamações orofaríngeas, diabetes, estimulando a produção de insulina, cistites e ainda em uso externo em forma de óleo essencial diluído e em compressas, alívia dores musculares e reumáticas.

Devido às enormes quantidades de água que esta árvore absorve, foi introduzida em alguns países numa tentativa de combate á malária, pois assim acabariam com as zonas pantanosas que atraem os mosquitos, daí alguns países lhe darem o nome de árvore -da -febre, como é o caso do Brasil.

Contra- indicações

Tanto o chá como o óleo essencial está interdito a grávidas, mulheres em periodo de lactação, crianças com idade inferior a 6 anos, alergias respiratórias e epilepsia.

Não se recomendam tratamentos prolongados em casos de rinite e sinusite.

Não utilizar quando existam problemas hepáticos ou inflamações do tracto gastrointestinal.

O eucalipto é também valorizado no fabrico de móveis, contrução naval, construção civil e pasta de papel, no entanto é pouco apreciado pelos ambientalistas pois ao ser introduzido em vários países, incluindo o nosso, como monocultura com fins unicamente comerciais, vem destruir o flora e fauna autoctones.

Tags:
Artigo anterior

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Carlos Alberto Soares Monteiro 7 de Janeiro de 2014

    Gostei muito dos comentários. Hoje mesmo acabo de chegar de uma visita ao jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil, onde pude contemplar dois belos exemplares dessa espécie de Eucalyptus. Espero poder visitar mais vezes essa página para conhecer outras espécies, bem como outras informações sobre plantas medicinais. Até poderíamos trocar informações sobre plantas medicinais e outras.
    Parabéns pelo trabalho Fernanda!
    Carlos

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Ir para o topo