A CARREGAR

Type to search

Planta do mês de Maio no Parque Biológico da Serra da Lousã

O amieiro é uma árvore que chega a atingir os 35 metros de altura e os 120 anos de existência e é a planta do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã. É frequentemente encontrado em margens de rios, ribeiras, lagos ou sítios inundados. Em território nacional encontra-se com prevalência na região norte e centro do país.

Amieir

Caracteriza-se por uma grande copa, recheada de folhas redondas e em forma de ovo com as pares de 5 a 8 nervuras dispostas lateralmente. A floração ocorre nos meses de Fevereiro e Março e os frutos assemelham-se a uma pinha de 1 a 2 centímetros, presentes na árvore a partir do Verão.

Amiei2

A sua madeira apresenta um interesse económico pois é polida e trabalhada com facilidade. Também para os animais esta árvore apresenta um elevado interesse: apresenta-se como fonte de alimento para várias espécies de borboletas e passeriformes e, existem ainda, cerca de 90 espécies de insetos associadas a esta espécie.

De modo a propagar-se melhor (objetivo principal de qualquer espécie), as suas sementes possuem tecidos cheios de ar que facilitam o seu transporte ao longo dos cursos de água onde se encontram.

Vários exemplares desta espécie são plantados no Parque Biológico todos os anos! Venha observá-los no seu ambiente natural, todos os dias das 9h às 18h, com entradas a partir de 3,5€ para crianças e 6€ para adultos.

amieirofr

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo