A CARREGAR

Type to search

As Plantas na Primeira Globalização – Até Dezembro no Jardim Botânico Tropical

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias200807/Expo2.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/noticias200807/thumbs/Expo2.jpg[/img][/url]
 

O mote para a exposição foi dado pelo belíssimo livro da autoria de José E.Mendes Ferrão sendo uma exposição integrada no Programa da Presidência de Portugal da União Europeia. Aqui são abordadas de forma sistemática a troca de plantas entre continentes no período dos Descobrimentos. Plantas de origem americana, asiática e africana como se expandirem pela Europa e pelo resto do mundo.

A actividade dos portugueses teve uma relevância imensa nesta área e assim apresenta-se aqui este tema de forma rigorosa em termos científicos mas acima de tudo com um carácter didáctico.

A Exposição desdobra-se em dois núcleos, um essencialmente documental e outro constituído por plantas vivas cuidadosamente reunidas.

Sabia por exemplo, que o Tomateiro tem a sua origem no continente americano, em regiões de altitude e que os índios não o utilizavam na alimentação? Devido ao cheiro intenso da sua folhagem quando se lhe toca estava incluído nas chamadas “ervas do diabo” que seriam interditas ao uso humano. 

Os espanhóis trouxeram-no para a Europa em 1523 sendo conhecido na Itália desde 1544 e na Inglaterra desde 1597. No início a sua cor seria o amarelo e de tamanho reduzido. Foram os europeus que melhoraram o seu tamanho e o tornaram mais atraente para os horticultores. 

 

Tinha a função múltipla de tempero, hortaliça e fruto. A altura da sua chegada a Portugal não é certa mas depois da sua difusão como hortaliça foram os

 portugueses que o introduziram em África e no Oriente. Quando voltou á América já ia com uma forma melhorada.

Para saber mais sobre este e outros produtos patentes na nossa alimentação actual visite, vale a pena. Todos os dias das 12 às 18horas
Largo dos Jerónimos – Belém em Lisboa www.2.iict.pt/jbt/

Tags:
Artigo anterior

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo