A CARREGAR

Type to search

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/sabugueiro030707/abertura.jpg[/img]

 

[i]Fotos: Fernanda Botelho[/i]

A utilização do sabugueiro ([i]sambucus nigra[/i]) para fins medicinais, culinários e cosméticos era já conhecida dos povos pré-históricos e muito popular entre os gregos e os romanos.
O sabugueiro é uma árvore com propriedades reconhecidamente medicinais, podendo utilizar-se tanto as flores frescas como secas (mais saborosas quando secas), as bagas e até mesmo as folhas, sendo estas as menos utilizadas.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/sabugueiro030707/01.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/sabugueiro030707/thumbs/01.jpg[/img][/url]
 

[b]As flores[/b] são anti-inflamatórias e diaforéticas, muito úteis em infusões para reduzir a febre, promovendo a sudação, aliviando a tosse e várias afeções do tórax. Ao estimularem a excreção de urina, ajudam assim a eliminar toxinas do organismo, sendo portanto úteis em casos de arterite, reumático e gota, são também muito eficazes em casos de sinusite aguda, muito utilizada em conjunto com outras plantas no combate a gripes e constipações – junta-se por exemplo ao milfólio e à hortelã pimenta em partes iguais para obter um excelente chá de Inverno. As flores do sabugueiro são ricas em óleos essenciais que contêm ácido lanoleico e do nariz e mucilagem, esteróides, flavonóides, rutina, açúcar e pectina; protegem as mucosas da garganta, aumentando assim a resistência às infecções, ajudando mesmo em casos de dores de ouvidos associadas a constipações. Os bioflavonóides ajudam a melhorar a circulação.
A infusão das flores em vinagre, pode ser utilizada em gargarejos contra dores de garganta e amigdalites.
Externamente, a infusão das flores pode ser utilizada em compresas para tratar conjuntivites e aftas. As flores são ainda utilizadas na conservação das maçãs, quando colocadas em camadas alternadas com as maçãs e fechadas numa caixa de cartão.
As flores fritas que já mencionei são um verdadeiro acepipe, estas podem ainda juntar-se a receitas várias de gelados e doces e até mesmo arroz-doce, quando aquecidas juntas com o leite e depois coadas (não convém deixar ferver). Existe um sem número de receitas que se podem fazer com estas flores fantásticas, mas infelizmente não cabem nos limites desta página.

Em relação às [b]bagas ou frutos[/b] que surgem logo após a floração e são de um roxo escuro, quase preto: contêm açucar, ácidos de fruta, vitaminas A e C e bioflavonóides. As suas propriedades, são ligeiramente laxantes, mas também anti- diarreica, faz-se com elas um xarope ou concentrado que ajuda a combater tosses e constipações e constituem uma saborosa bebida, rica em vitaminas. É importante ter em conta que as bagas cruas, especialmente se não estiverm bem maduras podem causar náuseas e ser um pouco indigestas, o mais seguro é mesmo cozinhá-las, em deliciosas tartes ou compotas da mesma forma que usaria a amora, framboesa, mirtilo, etc.; pode mesmo misturá-las na confecção de doces e geleias.

[b]Na culinária[/b] como vê, existem inúmeras receitas com as flores e as bagas do sabugueiro, uma das mais cumuns, é um xarope confecionado com as flores frescas, de preferência colhidas num dia de sol. Podem colher-se de árvores diferentes para que os sabores se misturem, os mais doces com os menos doces; em seguida separe bem todas as flores dos respectivos pedúnculos verdes, junte 1 Kg de açucar para cada trinta flores, dois litros de água previamente fervida, duas laranjas às fatias com casca, um limão também às fatias e com casca e 50g de ácido tartárico. Misture o açúcar com o ácido tartárico, junte a água e verta por cima das flores, junte o limão e a laranja, tape com um pano e vá mexendo sempre que por ali passar, durante 24 horas; coar e guardar no frigorífico. Obterá assim um concentrado que quando diluído em água constituirá uma deliciosa e refrescante bebida para os dias quentes de Verão. Existe também champanhe e vinho de flores de sabugueiro que poderá encontrar à venda nalguns pubs ingleses.

[color=ff0000][b]Aviso:[/b][/color] não confundir o sabugueiro ([i]sambucus nigra[/i]), com o ébulo ([i]sambucus ébulus[/i]) muito semelhante mas que não passa de uma planta herbácia alta, muito utilizada na tinturaria. As bagas desta planta são bastante tóxicas quando ingeridas.

[b]Na tinturaria[/b], também o sabugueiro ([i]sambucus nigra[/i]) é ainda hoje bastante utilizado, obtendo-se com as bagas uma cor violeta e com as folhas um verde amarelado.

[url=https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/sabugueiro030707/02.jpg][img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/sabugueiro030707/thumbs/02.jpg[/img][/url]
 

[b]Na cosmética[/b], as flores do sabugueiro, são muito utilizadas no fabrico de sabonetes, cremes e loções para peles sensíveis, sendo a água de flores de sabugueiro um apreciado after-shave.
A utilização do sabugueiro para fins medicinais, culinários e cosméticos, era já conhecida dos povos pré-históricos. Se ainda não reparou nestas árvores, preste atenção; elas crescem à beira dos caminhos e estradas, em bosques sombrios, ou à beira de algum ribeiro, são árvores lindas e em latim chamam-se [i]sambucus nigra[/i] e em inglês [i]elder tree[/i].
Na Europa é cumum encontrá-las perto dos povoados, pois antigamente acreditavam que o sabugueiro atraía os espíritos do bem e eram por isso aí plantadas. Diz-se que nas noites quentes de Verão, estas são as árvores favoritas das fadas. Será talvez devido à grande luminusidade das suas flores.
A partir do mês de Março começam a desabrochar grandes inflorescências umbelíferas, e toda a árvore se vai enchendo destas flores cor de pérola, exalando um perfume leve e doce.
Um sabugueiro de grande porte, pode chegar a atingir dez metros de altura e é uma das árvores mais associadas ao folclore e à magia, existindo acerca dela várias lendas e supertições.
A sua madeira é muito oca e quebradiça e portanto fácil de talhar, era muito usada no fabrico de caixões e cruzes para decorar sepulturas, mas jamais era utilizado no fabrico de berços, em muitas aldeias é comum as crianças fazerem apitos de sabugueiro.
No Norte da Europa está associado à deusa Holda que é a deusa da morte e da fertilidade e à sua volta se praticam vários rituais de origem pagã.

Tags:

15 Comments

  1. teresinha 9 de Maio de 2011

    Parabéns! Muito interessante. provei há 1 semana um refresco feito com o concentrado de flor de sabugueiro. Simolesmente delicioso, um sabor incomparável.

    Responder
  2. Carla 28 de Junho de 2011

    gostei muito de saber tudo sobre esta planta, uma vez que me ofereceram um sabugueiro pequeno, será que me podia dizer se deve ser regado com muita frequência ou se pode apanhar sol todo o dia? precisava de saber cuidar bem dele. agradecia que me ajudasse.
    Obrigada.

    Responder
  3. RITA FERREIRA 11 de Dezembro de 2011

    Parabéns pelo magnifico trabalho! Adorei as informações sobre o sabugueiro. Por gentileza desejo ter uma árvore de sabugueiro. Como faço mudas? Grata.

    Responder
  4. vicente de paula 5 de Março de 2012

    eu gostaria de conhecer a planta para tirar minhas dúvidas,poi eu não a conheço bem.Alguem pode me ajudar?

    Obrigado

    Responder
  5. Filomena 9 de Novembro de 2012

    Olá

    Como se diferencia, o sabugueiro do ebulo?
    É que aqui onde moro há uma ‘planta’ (arbusto ainda, ou arbusto sempre – está ali (plantado) há 1 ano e tal e dizem ser sabugueiro. Mas agora falaram-me em ebulo.
    Como distingo?
    obrigada
    Filomena

    Responder
  6. ana maria barros pires 17 de Julho de 2014

    adquiri um terreno em Beja e gostaria de plantar alguns sabugueiros. gostaria de saber se na região de sintra ou cascais posso encontrar alguma destas plantas
    obrigada pela sua atenção
    ana

    Responder
  7. josiel almeida 27 de Outubro de 2014

    gostaria de obter informação de livro sobre plantas medicinais sucos ,chá etc.

    poderia me indicar quais livros ,autor e editora!
    att.
    josiel almeida

    Responder
  8. fernando 5 de Novembro de 2014

    Boa noite!

    Gostaria de saber onde encontro mudas a venda!

    Responder
  9. Maria Dolores Munhoz 19 de Novembro de 2014

    Outro dia, entre várias árvores, senti um perfume muito agradável, procurei qual seria e ví uma bem alta, cheia de flores, o vento balançava seus galhos e me parecia mágica, eu fiquei encantada e curiosa, reconheci como sabugueiro, só nunca tinha visto tão grande, tronco grosso… na minha infância, tive sarampo e minha mãe preparava banhos mornos com flores de sabugueiro p/baixar a febre; nunca mais esqueci do sabugueiro e nunca mais vi a planta, só nestes últimos anos e que consegui encontrar uma no muro de uma casa e lá fui eu pedir alguns galhos p/fazer mudas; é da qualidade menor, mas tenho no meu jardim e já deu flores. Com certeza eu tenho uma ligação especial com essa árvore. Para onde eu for, levo comigo!

    Responder
  10. Baga do Sabugueiro 30 de Novembro de 2014

    na página do FB da Baga do Sabugueiro podem tirar todas as dúvidas e até adquirir as plantas.
    https://www.facebook.com/2014bagadesabugeiro

    Responder
  11. Walter Victoria 4 de Fevereiro de 2015

    Fiz uma breve pesquisa sobre o fruto do sabugueiro, entre as matérias que li algumas afirmam que não se deve fazer chá com as folhas, ou utilizar os galhos devido a toxina existente.
    Em algumas matérias recomendam o uso dos frutos e folhas, ou seja existe uma grande divergência entre os autores sobe o uso da planta. Algumas são a favor de tudo outras contra; afinal qual o perigo de se utilizar o sabugueiro.

    Responder
  12. Margarida Oliveira 16 de Junho de 2015

    Eu já conheço o sabugueiro, aliás tenho no meu terreno na zona de Cabeceiras de Basto duas árvores. Gostaria só de saber como é que faço para plantar mais algumas. Já ouvi dizer que pode ser por estaca, será ? Como fazer ? Se me puder ajudar, agradeço. Quais os passos essenciais para fazer a plantação de mais sabugueiros. Por favor, envie-me informações para o meu e.mail. Obrigada.

    Responder
  13. LEONOR ROBALO 11 de Julho de 2015

    por favor me informem com urgencia onde posso comprar xarope de sabugueiro ou as flores para o fazer, na zona de cascais. estou numa cadeira de rodas e não me é fácildeslocar. uma amiga que vive na suécia mandou-me num frasquinho e flor bendita, muito diurética, pois ingiro muito mais água e sinto-me mais desintoxicada de tantos medicamentos. por favor ajudem-me com informação. bem hajam

    Responder
  14. haidee maria 14 de Novembro de 2015

    por favor me informem com urgencia onde posso comprar xarope de sabugueiro ou as flores para o fazer, na zona de cascais. estou numa cadeira de rodas e não me é fácildeslocar. uma amiga que vive na suécia mandou-me num frasquinho e flor bendita, muito diurética, pois ingiro muito mais água e sinto-me mais desintoxicada de tantos medicamentos. por favor ajudem-me com informação. bem hajam

    Responder
  15. Vânia 29 de Abril de 2017

    Como distinguir sabugueiro de ebulo tenho uma árvore em casa e não qual é?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo