A CARREGAR

Type to search

Quando estamos a pensar instalar uma pérgola no nosso jardim temos um objectivo em mente: cobrir com vegetação uma determinada área que normalmente está reservada para tempos de lazer e convívio com os amigos.

Mas, que tipo de planta escolher? Que cores? Caduca ou perene? Mix de plantas ou uma só espécie? Queremos mais flores (cor) ou mais verde (vegetação)?

Tudo isto tem de ser levado em linha de conta na escolha final que, como é lógico depende do gosto de cada um. Aqui fica uma breve listagem de plantas trepadeiras disponíveis e bem adaptadas para cobrir pérgolas e outras estruturas de suporte de plantas.

Madresilva (Lonicera japonica) – Trepadeira de crescimento rápido com caules volúveis, ou seja basta terem algo onde se agarrar e sobem a vários metros de altura. Possui flores bastante atractivas e com um odor adocicado. Servem de alimento a muitas borboletas.

Hera (Hedera helix) – Trepadeira de rápido crescimento mas que precisa de ter um apoio para crescer, agarrando-se a tudo através das suas raízes aéreas.

Roseiras de trepar ( Ex: Var. Bela Portuguesa) – Trepadeira, com muitas e grandes flores rosa de aroma moderado, pode atingir os 5 metros de altura. Necessita de ser conduzida recorrendo a tutores.

Clematite (Clematis) – Planta sensível mas com uma enorme variedade de formas, de flores e cores. Os seus caules são volúveis e como tal necessitam de tutores. Esta planta trepadeira é caduca e necessita de poda para se desenvolver e dar cada vez mais flores. super floração não comparável às outras variedades.

Glicínia (wisteria sinensis) – Planta de crescimento muito rápido e com uma floração espectacular, as cores disponíveis são o rosa, o branco e o azul. Os seus ramos são denominados de lianas sendo bastante fortes. Pode atingir vários metros de altura, os seus caules volúveis trepam por tudo, nomeadamente árvores, telhados, varandins, etc…

Bougainvillea (Bougainvillea spectabilis) – Planta trepadeira que necessita de ser conduzida, sobe também por árvores tal como a espécie anterior. Existe nas cores amarelo, branco, vermelho vivo, laranja e roxo, esta última possui uma super floração não comparável às outras variedades.

Trachilospermum (Trachelospermum) – Planta trepadeira de caules volúveis com uma flor muito parecida com o jasmim vulgar, mas sem odor. A floração é bastante abundante, mas devido à enorme quantidade de ramos que se formam, torna-se sensível a determinadas pragas, nomeadamente a cochonilha algodão e alguns afídeos e piolhos. 

Jasmim (Jasminum officinale) – Trepadeira de crescimento rápido, com floração abundante e muito perfumada, cujo aroma se sente a vários metros de distância. A cor mais comum é o branco puro mas existem já variedades amarelas e rosa. Tem o inconveniente de com o passar dos anos ficar com as folhas interiores secas sendo bastante dificil de eliminar a não ser cortando totalmente a parte mais velha.

Vinha virgem (Parthenocissus tricuspidata ) –  Planta trepadeira de crescimento rápido, que é muito apreciada não pela sua floração mas pela folhagem que varia de um modo espectacular durante o ano. Na Primavera as folhas são de um verde muito vivo. No Verão e início do outono as folhas amarelecem. No final do outono as folhas passam para vermelho vivo. No inverno perde as suas folhas (caduca). Agarra-se sem necessitar de qualquer tipo de sustentação, devido a gavinhas que funcionam como ventosas. Pode ir até aos 15 metros de comprimento.

Bignonia (Bignonia grandiflora) – Esta trepadeira tem uma floração abundante e as suas flores são muito grandes. As cores são variadas mas a mais bela é a variedade que possui flores vermelho alaranjado. Os seus caules são volúveis sendo necessária uma estrutura de suporte. Apresenta sensibilidade à cochonilha e alguns afídeos; quando sofre um corte esta planta liberta uma espécie de leite que é muito apreciado pelos ditos insectos. As suas flores atraem um grande número de espécies de insectos e borboletas.

Poligonium (Polygonum multiflorum) – Planta trepadeira de floração super abundante de cor branca, rosa ou azul consoante a variedade. Sobe bem qualquer tipo de estrutura e forma um conjunto muito denso. As suas flores são muito pequenas mas como são numa enorme quantidade dão um tremendo efeito em qualquer pérgola.

Muelembekia (Mulenbekia Axillaris) – Esta planta trepadeira pode crescer tanto em altura como pode ser utilizada como planta de cobertura. É extremamente bela pois as suas folhas são muito pequenas e muito redondas. O seu crescimento é rápido. Forma um conjunto super denso que pode servir de abrigo para algumas espécies de aves.

Por último pode também recorrer a plantas hortícolas com fins alimentares, exemplos disso são o feijão, a ervilha-de-cheiro que cresce bastante e dá uma floração abundante e com um odor muito agradável. E porque não o tomateiro, o pepino, as abóboras, o melão, a meloa, a vinha, o kiwi, etc. Neste caso (plantas hortícolas) terá de substituir as plantas todos os anos mas acaba por ser interessante ver este tipo de plantas crescer e dar frutos.

Boa jardinagem

 

Imagens: Edwig Storch, Teacoolish,BotmultichillT

DIOGO RICOU é o responsável técnico da empresa Monteiro & Ricou, lda. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores. Desde sempre que esteve ligado a esta área.

É formador nas áreas da jardinagem, nomeadamente planeamento de jardins e dá aulas ao curso CEF jardinagem no ensino público.

A monteiro & Ricou presta serviços de consultadoria, gestão de obras, construção de jardins, implantação e projecto de sistemas de rega, instalação de jardins verticais, agricultura, paisagismo.

www.monteiroricou.blogspot.com

Tags:

Talvez goste deste artigo

25 Comments

  1. Mad 18 de Abril de 2009

    Tenho um jardim grande e estou a começar agora a arranjá-lo. Tenho uma rede/grade feia que gostaria de cobrir com uma trepadeira. Disseram-me que a vinha virgem “mata” a terra, empobrecendo-a. É verdade?

    Responder
  2. Diogo Ricou 22 de Abril de 2009

    Boa tarde,
    não tenho conhecimento de tal facto, no entanto segundo o que pretende, a vinha virgem não será uma boa opção, já que no outono, fica completamente despida de folhas.
    Espero ter ajudado
    Diogo Ricou

    Responder
  3. Artur 1 de Maio de 2009

    Boa noite.
    Junto à piscina tenho uma plataforma(esplanada) que pretendo venha a ter alguma privacidade embelezando-a com alguma trepadeira, de preferência odorifíca. Próximo desta, na extrema para a via pública, procurando também a protecção, plantei um Jasmineiro muito bonito e cheiroso, mas quero diversificar. A minha propriedade esta localizada a norte, próximo da Serra do Gerês, o que influencia a escolha, no caso, da trepadeira, pois, tendo comprado, o ano passado, umas Dipledènias e Buganvilias, ambas morreram, mercê do frio e geadas ocorridas durante o Inverno passado. Tenho a tentação em experimentar a Madressilva, pois, tanto quanto sei, é de crescimento rápido, de folha perene e de flôr cheirosa. Muito agradecia a vossa prestimosa ajuda.
    Cumprimentos

    Responder
  4. Teresa 24 de Agosto de 2009

    Obrigado por alguma informação sobre a Mulenbekia, estou à procura de mais dados e não encontro, gostava de saber se a posso ter em vaso, se gosta de muita ou pouca água, que tipo de terra etc…

    Responder
  5. Cristiana 22 de Setembro de 2009

    Boa Tarde

    Estou a pensar em colocar uma vinha virgem numa pérgola que têm como função ensombrar os carros, contudo tenho alguma dúvida em relação às pequeninas uvas que possuíu que poderão sujar os carros. Gostaria de saber a vossa opiniao, obrigada

    Responder
  6. Christine Hunter 15 de Julho de 2010

    I have been gIven the name of a quick growing, climbing plant , that would b ideal for covering my large horrible grey wall. It is called ” Virgin Vine “( trapadeira ). Has it like a grape fruit and the leaves turn orange / red in the Autumn. Unfortunately I can not find any mention of it anywhere . Can you help please ?

    Responder
  7. Christine Hunter 15 de Julho de 2010

    Is Vinha Virgem the same as Virgin Vine?

    Responder
  8. MILLENA 14 de Março de 2011

    BOM DIA, GOSTARIA DE SABER QUAL O TIPO DE TREPADEIRA QUE VOCÊ INDICA PARA EU COLOCAR NA MINHA VARANDA? NA VARANDA PEGA SOL E TAMBÉM TEM UM POSTE QUE EU GOSTARIA DE ESCONDER COM A PLANTA.
    GRATA.

    Responder
  9. anderson 3 de Abril de 2011

    Por favor gostaria de saber qual seria a melhor trepadeira para uma pergola que não caia muitas folhas/flores e que possa fazer uma ótima sombra. Obrigado!

    Responder
  10. Fernanda Götz 19 de Maio de 2011

    No meu caso a pérgola fica na frente da casa e serve como garagem para o carro, queria uma trapadeira que tenha flores (para a fachada da casa não parecer abandonada) e que não fique despida em alguma parte do ano, pois precisamos que proteja o carro do sol e na medida do possível da chuva. Qual a planta indicada ?

    Responder
  11. MARTA OLIVEIRA 24 de Maio de 2011

    senhor anderson
    favor se tiver alguma resposta ao sua pergunta favor me envie pois tambem gostaria de trepadeira que nao deixe muitas folhas!

    Responder
  12. FLAVIA 28 de Maio de 2011

    Ola…gostaria de uma sugestao sua…estou quase nos finalmentes da reforma da minha casa. Troquei uma janela/vitro q tinha na minha sala, um vitro antigo…mas nao queria me desfazer dele, vou mandar o serralheiro corta-lo em 4 partes e minha intencao é coloca-lo na parede como suporte para planta trepadeira. Gostaria de planta que tivesse flores, qual planta poderia colocar ? Obrigada

    Responder
  13. laurianne 27 de Julho de 2011

    Mudarei para uma casa que não há lugar para plantio. Pensando em algo verde, pensei uma pérgola na entrada. Ficaria junto ao muro e receberia sol do meio-dia em diante. Para proteger os futuros moradores deste local (bonsais e orquídeas), gostaria que a o teto tivesse uma planta, ou bouganvillie ou lágrima-de-cristo. Qual destas duas poderá ser cultivada em vaso? Qual a dimensão do mesmo? Qual mais fácil de moldar para não ir telhado acima e assim não empurrar as telhas?

    Responder
  14. Julio Selbach 27 de Janeiro de 2012

    Boa tarde.
    Moro no Rio Grande do Sul e tenho uma pérgola de 5 x 3m ao lado da piscina.
    Gostaria de saber que tipo de trepadeira posso colocar que não dê muita sujeira no inverno e fique bem “cheia” no verão para ter um lugar com sobra.

    Responder
  15. Fernando 14 de Fevereiro de 2013

    Para clima quente umido, qual é melhor?
    Abraços

    Responder
  16. carmen 3 de Junho de 2013

    Boa noite,
    Preciso fazer uma vedação tipo ramada ou pérgola, com o objectivo de impediar a visibilidade a uma vizinha que fica num plano superior, com as seguintes características:
    -a trapadeira tem que se de folha permanente (impedir visibilidade no verão e inverno);
    -tem que ter uma folhagem muito densa;
    -tem que ter crescimento rápido;

    Sou do norte (Vale de Cambra)

    Já fui a alguma hortos e aconselharam a pandorea variegata. É boa?

    Obrigado
    Carmen

    Responder
  17. Selma L Fialho 27 de Setembro de 2013

    Comprei um terreno com aproximadamente 50m de frente por 120m de profundidade. Pretendo cerca-lo com arame farpado e tela de metal na parte da frente. Como isso ficará muito simples, gostaria de uma planta que não me desse muito trabalho para manutenção, que fosse bonita, tivesse boa cobertura,e com crescimento rápido. Tenho 2 cães ( grandes) e por esse motivo ela não pode ser venenosa. Também não tenho como rega-la todos os dias, pois a casa ainda está em construção e é longe de onde resido hoje. Ela existe? Obrigada.

    Responder
  18. José Almada 14 de Fevereiro de 2014

    Temos plantas de vinha virgem variedade antiga que cresce mais rápido e melhor. As folhas têm 5 pontas.
    Parthenocissus quinquefólia
    http://www.gramigreen.com

    Responder
  19. joão mateus 7 de Junho de 2015

    Gostaria que me disse-se qual a trepadeira indicada para cobrir uma pérgola sabendo que o clima no inverno chega aos -5ºnegativos Obrigado

    Responder
  20. valdete Ilario 27 de Setembro de 2015

    Tenho um pergolado e plantei a trepadeira Jade,ja floriu 3 vezes,mas ele cai folhas diariamente.Por favor,gostaria de saber qual o tipo de trepadeira que cai menos folhas.Desde ja muito obrigada

    Responder
  21. Marlene Brunetta 30 de Janeiro de 2016

    Boa noite
    gostaria de saber qual melhor trepadeira para per golado
    próximo a piscina , trepadeiras que fazem pouca sujeiras
    com suas folhas .
    Moro região sul do Brasil
    obrigada

    Responder
  22. Ivete Silva 20 de Abril de 2016

    Gostaria de saber, qual melhor trepadeira para pergolado, próximo a piscina, que façam pouca sujeira com suas folhas e flores. Moro no Paraná.
    Agradeço se me atender.

    Responder
  23. Henrique 9 de Janeiro de 2017

    Boa tarde,
    Coloquei dois pergolados, um em cada varanda de minha casa, varandas de 3 m x 7m.
    Coloquei as plantas em vasos, mas acho que no vaso elas não tem força suficiente para fechar todo o pergolado. o que devo fazer?
    Obrigado

    Responder
  24. Emilio 25 de Outubro de 2017

    Ola, alguém poderia me sugerir qual planta trepadeira uso, tenho uma parede no quintal na divisa com o vizinho que tem 9,70 de largura e 3,90 de altura, estou fazendo suportes com gancho de 5cm e linha de pesca, criando uma rede para sustentar a planta….porem tenho câes e essa planta não pode ser toxica para animais e de preferencia que não suje demais…com folhas e flores… prefiro mais o verde que o colorido das flores..cheque a pensar em bambu, mas qual especie? Grato a todos.

    Responder
  25. Ana 25 de Novembro de 2017

    Gostaria de saber qual a trepadeira mais indicada para fixar o solo. Trata-se de um terreno com alguma inclinação. Obrigada.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo