Ferrugem, ferrugem-da-folha, ferrugem-do-colmo, ferrugem-amarela, ferrugem branca, ferrugem asiática, ferrugem polisora.
Hemileia vastatrix, Puccinia horiana, Phakopsora pachyrhizi, Physopella zea, Puccinia coronata, Puccinia cymbopogonis, Puccinia graminis, Puccinia melanocephala, Puccinea polysora,Puccinia recondita, Puccinia sorghi, Sphenospora kevorkianii, Tranzschelia discolor, Uredo behnickiana.
Muitas espécies de plantas são atacadas pela doença mais conhecida como ferrugem, mas embora o nome seja o mesmo, muitas vezes o agente causador da ferrugem não é o mesmo.
Folhas, caules, flores e colmos.
Lesões de coloração amarela a vermelha e em alguns casos branca, de formato arredondado a oblongo. Presença de esporos pulverulentos semelhantes à ferrugem.
As ferrugens são assim denominadas devido à lesão com massa de esporos pulverulenta de coloração amarela a avermelhada. Os esporos estão sobre as plantas aos milhares, mas basta que um deles consiga germinar para generalizar uma infecção. São facilmente disseminados pelo vento até muitos quilómetros de distância.
As ferrugens gostam de climas amenos, com temperaturas moderadas e muita humidade. Daí que apareça mais em anos muito chuvosos porque, para que o esporo germine, é necessário que a planta esteja molhada. Uma das grandes causadoras do desenvolvimento da ferrugem é a rega.
Se já teve a visita de ferrugem no seu jardim, regue sempre o pé ou o sol, evitando a todo o custo molhar as folhas das plantas.
Se ainda assim a ferrugem persistir, o ideal é destruir as plantas atacadas antes que se dissemine. Não existe tratamento curativo para esta doença, apenas preventivos, sendo o mais eficaz de todos a calda bordalesa.
As aplicações devem ser feitas preventivamente.
Devem ser regulares e, após uma grande chuvada, por exemplo, deve voltar a aplicar-se. Esta calda age por contacto, se reparar em algum tipo de efeito tóxico nas folhas das plantas, pode diluir a calda, mas, não deixe de a aplicar.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Muito esclarecedor as informações deste artigo, serve para as pessoas ter conhecimento científico da doença. Obrigado.
o que se deve de aplicar nas sepas por causa da ferrugem na propria sepa como na uva e qual a epoca de aplicaçao obrigado
Tenho dois pés de peira com idade de 5 anos. Os frutos não desenvolvem-se. As folhas apresentam fortes sinais de ferrugem. Estão plantadas em lugar seco e ensolarado. O que posso fazer para torna-las produtivas?
Ao Portal do Jardim
Tenho muita dificuldades com tudo que planto lá em casa, plantas saudáveis se infectam com a ferrugem. Os pés de fruteira veem morrendo um por um, até plantas chamadas de perene. Quando mudar de casa não devo levar “nada” comigo, o que faço…
Minhas plantas e flores não se desenvolvem, tudo se infecta…
Abraço
Marta Regina Calliari