Hoje damos-lhe a conhecer uma das, senão a mais conhecida das praças parisienses, a Place des Vosges.
Situada no Bairro do Marais em Paris, a Place des Vosges, originariamente chamada Place Royale, foi construída, por Henrique IV, entre 1606 e 1612 e é a primeira praça regular de Paris. Construída no local do antigo palácio real das Tournelles – edifício gótico, que após a morte do Rei Henrique II, D.Catarina de Medicis, viúva do rei, mandou demolir, acabando por se mudar para o Louvre.
A Place des Vosges é uma praça concebida sobre um plano quase quadrado, de 127 por 140 metros de lado, e é expressão do primeiro planeamento urbano feito por reis europeus. A ideia de Henrique IV era elaborar uma praça que fosse um passeio público para os parisienses e onde se pudessem realizar festejos públicos. Deveria igualmente possuir vivendas adequadas para as pessoas que ali viviam. Como tal, procedeu-se à venda das parcelas situadas em volta da praça a proprietários que se comprometiam a seguir o plano estabelecido. A norte e a sul da praça o próprio rei fez construir dois palacetes, o do rei e o da rainha, que se destacavam dos outros edifícios, quer em altura quer na decoração.
Com efeito, um édito real emitido no século XVII impôs a unidade da composição dos edifícios e a uniformidade de sua altura, com excepção do Pavillon du Roi no centro do lado sul (o mais elevado de todos) e do Pavillon de la Reine que fica na frente do pavilhão do rei no lado norte, e que são propositadamente mais elevados.
Além de seu formato inovador e das maravilhosas arcadas com pilares quadrados e tetos abobadados, sobre as quais se erguem os pavilhões, o grande diferencial são as fachadas idênticas, de tijolinhos vermelhos, com as quinas e as molduras das janelas em pedra .
Nos telhados, bastante inclinados, recobertos com ardósia, as pequenas janelas que acabariam por se tornar uma marca de Paris. Dos trinta e dois pavilhões que formam o quadrado, dois, um na face norte e outro na face sul, são um pouco mais altos. Apesar de serem conhecidos como Pavilhão do Rei e Pavilhão da Rainha, nenhum personagem da família real francesa morou nessa aristocrática praça.
O cardeal Richelieu mandou colocar ali uma estátua equestre de Luís XIII. Derretida durante a Revolução, a cópia que hoje vemos foi inaugurada em 1825 e está cercada por quatro fontes.
Essa estátua, uma obra de Jean-Pierre Cortot e de Charles Dupaty, foi aí colocada em 1825. A primeira estátua aí existente e que datava de 1639, foi destruída durante a Revolução. As quatro fontes, alimentadas pelo rio Ourcq, foram também concebidas por Jean-Pierre Cortot.
O centro da Place des Vosges é ocupado atualmente pelo largo Louis XIII, rodeado por filas de árvores tendo no centro quatro fontes e uma estátua equestre de Louis XIII.
O Pavillon de La Reine, com a sua excelente localização, jardins sombreados, calma e tranquilidade, transporta-nos para um ambiente campestre e requintado em pleno Paris.
Vamos Visitar!
Como chegar
Metro 1 (Saint Paul), Metro 8 (Chemin Vert), Metro 5 (Bastille).
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.