A CARREGAR

Type to search

As minhas Plantas: Saintpaulia, as violetas-africanas

A beleza da simplicidade

Saintpaulia é um género botânico pertencente à família Gesneriaceae. O género recebeu este nome em referência ao barão Walter von Saint Paul Illaire, comissário de distrito da província Tanga, Tanganica (atualmente Tanzânia), que aí a descobriu, em 1892, enviando sementes para seu pai, um botânico amador na Alemanha.
É vulgarmente conhecida por violeta-africana, mas deve notar-se que, apesar das semelhanças aparentes, não é de facto uma violeta que pertence à família Violaceae.

Texto e fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

As plantas devem ser vistas também em contraluz.

Esta é mais uma planta que me faz regressar à infância pois, era uma das prediletas da minha mãe que estava sempre atenta a ver se não regávamos as folhas! A sua beleza natural e equilíbrio de formas complementada por uma floração intensa durante todo o ano e uma manutenção simples fazem, da Saintpaulia uma planta de eleição para o interior das casas. Esta planta não é tóxica para os cães e gatos.

Cuidados a ter
No que diz respeito à exposição solar, a planta gosta de luz forte mas não de sol direto. Duas a três horas de sol filtrado são suficientes para as Saintpaulia. Estas planta desenvolvem-se bem também com luz artificial.
Ao nível da temperatura o seu desenvolvimento ideal é entre 18 e 24° (uma flutuação superior pode condicionar o crescimento).
No que diz respeito à rega deve ser moderada, o suficiente para humedecer a mistura a cada rega, mas deixando secar a camada superior de 1 cm antes de regar de novo. Se a temperatura ambiente descer abaixo do 16° por mais de um dia ou dois, reduza a frequência das regas, deixando secar a camada superior de 2,5 cm antes da próxima rega. Durante a rega não deverá molhar as folhas e as flores.
Precisa de um fertilizante (azoto, fósforo e potássio) em base regular que ajudará a Violeta Africana a produzir novas folhas e uma correta floração.
O método de propagação mais indicado para as saintpaulias consiste em enraizar individualmente as folhas, que produzirão novas plantas.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo