Frutos saborosos, aromáticos e suculentos em plantas de elevada produtividade.
O tomate cereja (Solanum lycopersicumvar.cerasiforme) apresenta frutos pequenos e suculentos em cachos. Tem um aroma mais intenso e divide-se em dois grupos: Grupo indeterminado a que pertencem as variedades que se desenvolvem, florescem e produzem frutos gradualmente e as plantas são amparadas por tutores aqui enquadram-se entre outras a”Sun Cherry” e a “Red Current. As variedades de grupo determinado frutificam uma só vez. São plantas pequenas que podem crescer em terrenos ou em grades. Estes frutos estão mais sujeitos às doenças pelo que essa técnica deve ser usada apenas em plantas demasiado pequenas para crescerem com tutores.
Existem variedades com 20 a 40 cm de altura muito adequadas para se plantar em vasos, como é o caso da variedade “Micro-Tom”
É um Fruto anual, fácil de cultivar, adaptado a todas as zonas de Portugal, requer solo rico e bem drenado e pode atingir entre os 60 e os 180 cm de altura e largura entre 30 e 90 cm
Se comprar as plântulas o ideal é adquiri-las em vasos ou tabuleiros, devem ter folhas saudáveis sem flores ou frutos. Verificar sempre se existem parasitas e rejeitar plantas com folhas amarelas ou raízes muito desenvolvidas
Estação a estação
Início da Primavera
No caso de semnteira
Semeie num local abrigado 2 a 3 sementes por vaso. Mantenha os vasos em local muito iluminado. Adicione um pouco de adubo assim que aparecerem as folhas. Aclimatize no exterior antes de plantar na horta. Quando as plântula tiverem seis folhas desbaste-as deixando apenas a mais robusta.
Transplante
Antes de plantar as plântulas de tomate-cereja corte as folhas inferiores, deixando apenas 4 ou cinco na parte superior. Introduzir o caule num buraco com profundidade suficiente para que as folhas fiquem ao nível do terreno. As raízes irão desenvolver-se ao longo do caule nu.
Coloque em filas duas semanas depois da última geada, quando o terreno estiver quente e puder ser trabalhado. Distância de 70 cm entre plântulas.
Verão – Outono
Quando as plântulas tiverem 30 cm de altura revestir o solo com palha para reter a humidade e regue com regularidade. Colocar uma grade de arame em cilindro em torno da planta. Fertilizar todas as semanas até aparecerem as flores. Conduzir os caules ao longo da malha de arame.
Colher os tomates ou os cachos quando estiverem maduro São mais saborosas consumidos à temperatura ambiente.
Para ter frutos rijos saudáveis e uniformes a planta deve dispor de humidade constante.
A alternância entre chuva e seca provoca rachas nos frutos.
O ideal são 6 horas de sol por dia, requer o solo rico e bem drenado. Com raízes profundas é importante corrigir o terreno com adubo
Notas:
Para colheitas precoces estenda uma tela negra uma semana antes de transplantar. Faça cortes na tela e coloque as plântulas . Temperaturas superiores a 30°C inibem a formação de frutos.
Se for necessário pode proteger as plântulas do frio por exemplo com um garrafão de plástico a que se retira o fundo.
Doenças: As moscas brancas são insectos que infestam a página inferior das folhas. Segregam uma substância sobre a qual se desenvolvem os fungos. Se encontrar sinais arranque as folhas infetadas e borrife com um produto que tenha como base o píretro.
Propriedades
O tomate é um alimento muito nutritivo sendo uma excelente fonte do antioxidante licopeno que tem sido associado a muitos benefícios para a saúde, nomeadamente contribuir para o risco reduzido de doenças cardíacas e cancro.
Os tomates cereja são os que possuem um teor mais alto de beta-caroteno sendo igualmente uma excelente fonte de vitamina C, potássio, folato e vitamina K.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.