A CARREGAR

Type to search

Tem tempo livre… que tal dedicar-se às sementes?

Algo que sempre quis tentar, mas nunca conseguiu? Tem aqui uma oportunidade com os conselhos da Rosie.
Não há nada tão emocionante quanto a visão daqueles pequenos rebentos verdes que vão surgindo nas bandejas ou vasos de sementes – a germinação é o primeiro passo visível do desenvolvimento da planta.

É uma verdade universalmente reconhecida que as sementes deixadas nos pacotes nunca produzem plantas …

Mas o que é uma semente? Por definição: Uma estrutura reprodutiva formada a partir da maturação de um óvulo e contendo um embrião e alimento armazenado.
A semente é um método de propagação sexual e a forma mais comum de reprodução encontrada na natureza, portanto, as mudas podem ser variáveis devido a combinações genéticas imprevisíveis. Essas variações permitem o melhoramento e seleção de cultivares. De um modo geral, as espécies de plantas tornam-se verdadeiras a partir da semente, mas os cultivares e os híbridos não. Um híbrido F1 é uma planta de um cruzamento de primeiro ano, um F2 é o resultado da polinização de sementes de plantas F1. É caro criar e selecionar esses híbridos e é melhor não guardar sementes de tais plantas. A vantagem de recolher as nossas próprias sementes é que podemos propagar plantas que são bem-sucedidas nos nossos próprios jardins. As vendas de plantas, ou trocas com amigos, também podem fornecer bons habitats para plantas excedentes.
As flores têm estigmas com um estilete que conduz ao ovário. As anteras seguram o pólen. Ao coletar a semente, precisamos identificar o ovário ou a estrutura portadora da semente. Diferentes formas de flores requerem diferentes métodos de coleta. É importante colher toda a estrutura da floração para obter o máximo de sementes.
Consulte o desenho simplificado da estrutura da flor para obter algumas orientações.

A Colheita
A colheita de sementes no clima mediterrâneo é melhor no início do Verão, quando a estação de floração da Primavera chega ao fim, mas, na realidade, podemos encontrar sementes viáveis em qualquer época do ano. Felizmente, colher sementes é um procedimento muito simples e segue um padrão e, embora demorado, vale o esforço. Sacos de papel, uma caneta ou lápis e uma caixa ou bandeja para transportar os sacos de papel com segurança na vertical pelo jardim, é tudo o que é necessário.
A etiquetagem é de extrema importância, nunca confie na sua memória ou espere até ter saído junto da planta para escrever o nome.. Mesmo que não saiba o nome botânico, identifique a planta pela cor da flor, local de colheita e data de colheita.
Ao escolher plantas para sementes, escolha aquelas que são limpas e saudáveis.
Escolha um dia seco ou ensolarado e reúna as sementes ou frutos pouco antes de começarem a abrir e a dispersar seu conteúdo.
Se um corpo de semente numa flor já se abriu, então colha o mais rápido possível.
Esfregar a semente suavemente entre o polegar e o indicador para verificar que a semente está sair com facilidade confirmando que é o momento para a colheita daquela planta especifica.
Uma mudança de cor é outro sinal, a aparência mudando de verde para castanho claro ou escuro, por exemplo.

Colha a flor na totalidade ou o caule e coloque num saco de papel. Se a planta inteira amadureceu, o caso das plantas anuais, pegue ou corte pela raiz, a planta inteira e coloque-a no saco. Nunca use sacos de polietileno ou de plásticos. Os sacos de papel permitem que o processo vital de secagem continue natural e lentamente, sem acumular bolor ou condensação. Os sacos podem ficar abertos para ajudar neste processo de secagem, mas não no caso de cabeças de sementes das glicínias! Guarde os sacos num local seco e com sombra até que seja o momento de limpar a semente.

Limpeza da Semente
Novamente, um processo demorado, mas que dará uma semente mais saudável com boas hipóteses de germinação. Quando as cabeças das sementes estiverem secas, remova a poeira e resíduos para impedir qualquer de infeção ou bolor.
Bagas e frutas carnudas podem ser armazenadas até ficarem macias o suficiente para serem esmagadas numa toalha de papel para separar a semente da polpa.
O uso de luvas aqui é essencial, pois algumas frutas podem tingir a pele e / ou ser extremamente tóxicas. A semente deve então ser seca antes do armazenamento.
As cabeças das sementes podem ser sacudidas ou esfregadas e limpas em peneiras de tamanhos diferentes. Finalmente, a semente pode ser despejada numa pequena bandeja ou prato branco e empurrada para o lado com os dedos ou pinças e juntar num canto longe dos detritos. A semente pode ser apanhada com um pedaço de papel, deslizando a ponta por baixo da semente e recolhendo-a. Assim, é possível colocar a semente em pacotes sem ter que tocar com os dedos.

Armazenar sementes
Novamente, pacotes de sementes de papel ou envelopes são melhores para armazenamento a longo prazo. Verifique se as sementes pequenas não se perdem nas aberturas laterais. Se as sementes estiverem secas e forem em grande quantidade podem ser colocadas em potes com tampa de rosca. Todas as sementes secas e limpas devem ser armazenadas num local escuro a uma temperatura entre 1-5 ° C. Uma gaveta de salada do frigorífico é o ideal.

À margem
As empresas comerciais de sementes podem fornecer uma boa seleção de sementes de vários países. Verifique a lista de plantas invasoras para Portugal antes de fazer o pedido http://invasoras.pt/en/ As fontes de sementes incluem muitas sociedades com distribuição gratuita de sementes entre os membros. Isto aplica-se aos membros da Mediterranean Garden Association for Portugal que podem candidatar-se gratuitamente a sementes de um grupo internacional de jardineiros mediterrânicos. Existe também uma empresa especializada em sementes que fornece sementes de plantas nativas e também misturas para atrair abelhas e prados para vários solos https://www.sementesdeportugal.pt/
Existem também excelentes trocas de sementes tradicionais com muitas variedades de vegetais que pode experimentar.

As sementes são geralmente colocadas em compostos de baixo teor de nutrientes, mas as plantas pequenas precisarão ser transferidas para composto normal para crescer. Mantenha as mudas à sombra, bem ventiladas e verifique-as todos os dias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo