A CARREGAR

Type to search

Plantar Dálias

Dahlia é um género de plantas tuberosas que são membros da família Asteraceae; espécies relacionadas incluem o girassol, margarida, crisântemo e zínia. É uma herbácea de porte médio, perene. Quando adulta, a planta chega a atingir 1,50 m. É originária do México, onde é muito popular.
Crescem a partir de pequenos tubérculos plantados na primavera. Escolher uma Dália favorita não é fácil, apresentam um arco-íris de cores, as flores podem variar em tamanho de pequenos pompons de 5 cm até flores gigantes de 15 cm em forma de prato.

Não se apresse a plantar, as Dálias têm pouca resistência em solos frios. A temperatura do solo deve atingir os 16°C. Espere até que todo o perigo de geada da Primavera passe, Maio é um bom momento, a Primavera estabilizou o solo começa a aquecer.
Há quem coloque os tubérculos dentro de casa em recipientes com um mês de antecedência, as Dálias de tamanho médio e pequeno ficam bem em recipientes junto a uma janela soalheira.

Local ideal para plantar
Selecione um local em pleno sol. As dálias têm mais flores com 6 a 8 horas de luz solar direta. Adoram o sol da manhã. Escolha um local com um pouco de proteção contra o vento.
As dálias prosperam em solo rico e bem drenado. O nível de pH do solo deve ser 6,5-7,0, ligeiramente ácido.
Se o solo for mais argiloso, adicione areia, turfa ou estrume envelhecido para melhorar a textura e a drenagem.
Dálias grandes cultivadas exclusivamente para flores de corte ficam melhor sozinhas sem competir com outras plantas.
Dálias de altura média a baixa dão-se bem com outras flores de Verão. Se tem uma horta, é o lugar perfeito para colocar uma fileira de dálias que embelezam e dão cor.

Importante
Evite tubérculos de Dália que pareçam enrugados ou podres. Botões rosa com um pouco de crescimento verde são bons sinais. Não quebre ou corte tubérculos de Dália individualmente
As Dálias devem ser plantadas com 25 a 30 centímetros de distância. Os tipos de flores menores, que geralmente têm cerca de 90 cm de altura, devem ser espaçados de 60 cm. As Dálias mais altas e com flores maiores devem ter um espaçamento de 90 cm. Se plantar Dálias com cerca de 30 centímetros de distância, formam uma bela sebe de flores e apoiam-se uma na outra.
O buraco de plantio deve ser ligeiramente maior do que a raiz da planta e incorporar algum composto ou musgo de turfa esfagno. Também ajuda misturar um punhado de farinha de osso na cova de plantio.
Cave um buraco com cerca de 15 a 20 centímetros de profundidade. Coloque os tubérculos com os pontos de crescimento, ou “olhos”, voltados para cima e cubra com 5 a 7 centímetros de solo. À medida que o caule brota, preencha com terra até que esteja ao nível do chão.
Cultivares altas e com flores grandes requerem suporte. Coloque estacas (com 1,80m de altura) ao redor das plantas na hora de plantar e amarre as hastes enquanto as plantas crescem.
As Dálias começam a florescer cerca de 8 semanas , a partir de meados de Julho.
Não se preocupe em fazer cobertura morta nas plantas.

Rega
Não há necessidade de regar o solo até que as plantas da Dália apareçam; na verdade, regar em excesso pode causar o apodrecimento dos tubérculos. Após o estabelecimento das Dálias, regue profundamente 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 30 minutos com um aspersor (e mais em climas quentes e secos).
Como muitas plantas híbridas de flores grandes, as Dálias grandes podem precisar de atenção extra antes ou depois da chuva, quando as flores abertas tendem a encher-sede água ou sofrer com o vento.

Fertilizante
As Dálias beneficiam de um fertilizante líquido com baixo teor de nitrogénio (semelhante ao que se usaria para vegetais), como 5-10-10 ou 10-20-20. Fertilize após a germinação e, a seguir, a cada 3 a 4 semanas, do meio do Verão até o início do Outono. Não fertilize em excesso, especialmente com nitrogénio, ou corre o risco de flores pequenas / sem flores, tubérculos fracos ou apodrecimento.

Cuidados de Inverno
A folhagem da Dália com a primeira geada no Outono. Em regiões mais frias, os tubérculos devem ser desenterrados antes das primeiras geadas e armazenados dentro de casa.
As Dálias são resistentes e em zonas mais quentes podem simplesmente ser cortadas e deixadas no solo para hibernar; cubra com uma cobertura morta profunda e seca.

Doenças
Lesmas e caracóis: ter algum produto duas semanas após o plantio e continuar ao longo da temporada.
https://www.portaldojardim.com/pdj/2006/10/06/pragas-pestes-lesmas/

Ácaros: para evitar os ácaros da aranha, pulverize começando no final de Julho e continue a pulverizar até setembro.
Existem produtos recomendados pelas principais marcas e soluções para espaços com produção biológica
ver no link seguinte
https://www.portaldojardim.com/pdj/2015/04/03/afideos-piolhos-ou-pulgoes-como-identificar-e-combater/

Em jarra
As dálias são lindas em jarra. Além disso, quanto mais você os corta, mais elas florescem. Para colher flores para um buquê, corte os caules de manhã antes do calor do dia e coloque-os em num balde com água fria. Remova as folhas de baixo dos caules e coloque as Dálias em num vaso. Coloque-o num local fresco e verifique a água diariamente. Deve durar cerca de uma semana.

2 Comments

  1. Celia Miguel Langa 15 de Julho de 2021

    boa tarde
    Preciso de sementes de variedades de Dalias, Cravos, gerberia e calendula
    sou mocambicana e vivo em mocambique
    o que deveo fazer para ter as sementes

    Responder
  2. Jesper 30 de Maio de 2022

    Ei!
    Vivo em Setúbal, a sul de Lisboa. Dahlian prospera aqui? Faz muito calor no verão, mas pensei em plantar no lado norte/sombra da casa
    Por favor,
    Jesper

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo