A CARREGAR

Type to search

Mãos à horta

No Algarve, temos um clima “mediterrâneo”. Isso significa que durante grande parte do ano não chove. São estas condições áridas que podem realmente beneficiar das práticas da permacultura, especialmente na horticultura no Inverno, uma excelente altura para plantar em todas as zonas de clima mediterrânico.

Autor: Rosie Peddle

Aqui está o segredo: na verdade, o Outono (qualquer momento após as primeiras chuvas) é o início do ano da horticultura nas áreas de clima mediterrâneo. Os Invernos são melhores para o cultivo porque podemos usar a água das chuva. Preparar o terreno para o plantio deve ser depois das primeiras chuvas que ajudam a tornar mais maleáveis os solos compactados. Os canteiros elevados cobertos conservam a humidade e os compostos caseiros usados na horta adicionam qualidade aos solos.
Muitos dos vegetais e aromáticas de menores dimensões crescem bem em recipientes, estes são muito mais fáceis de gerir, tanto a qualidade do solo como a rega.
A maioria dos vegetais folhosos ricos em vitaminas e minerais, que geram sementes em Verões muito quentes, crescem muito melhor em Invernos amenos.

No Outono, o solo ainda está quente, mesmo quando o ar começa a ficar mais frio, e é a melhor época para plantar a maioria das árvores, arbustos, coberturas do solo e plantas perenes.
As melhores plantações de Outono são as que gostam do clima frio: os vegetais folhosos e os vegetais de raiz, incluindo quase todos os vegetais comuns da família da Brassica (repolho): bróculos e couve-flor, todos os repolhos (incluindo as maravilhosas variedades portuguesas), couve, mostarda, também alfaces, aipo, chicória, acelga suíça, endívias, espinafre, agrião (Lepidium sativum -agrião de jardim), morugem e beldroegas. Além destes, os recentemente populares “verdes de especiarias, designadamente, rúcula (Eruca vesicaria) e Brócolos Rabe.
Os novos micro-verdes são facilmente cultivados a partir de sementes e crescem rapidamente. Trocas de sementes e plantas locais são uma boa fonte de variedades locais e esteja atento à boa variedade de pequenas plantas em torrão disponíveis na maioria dos mercados, elas darão um bom começo para o seu jardim comestível.

As raízes para plantar no Outono incluem pastinacas, batatas, alcachofras, beterrabas e couve-rábano. Duas safras cultivadas pelas suas folhas também podem ser cultivadas pelas suas raízes: aipo e salsa. Três outras safras da família do repolho, que igualmente podem ser cultivadas por causa das suas verduras e também das suas raízes, são os rabanetes e nabos.
Embora a batata e a batata-doce sejam tradicionalmente plantadas na Primavera, também podem ser plantadas no Outono em áreas de clima mediterrâneo; as pontas irão sofrer com a geada eventual, mas os tubérculos serão muito saborosos (pode ter o que replantar guardando as suas próprias batatas-semente, mas tome cuidado com as batatas compradas na loja, pois algumas são borrifadas com hormonas inibidoras de crescimento, para impedir que brotem.

As cenouras também podem ser cultivadas durante o Inverno em áreas de clima mediterrâneo. Comece enquanto o tempo ainda está quente, que passarão bem o Inverno e poderão ser colhidas para comer no início da Primavera. As melhores alcachofras são as cultivadas no Inverno porque crescem devagar e colocam toda aquela “carne” saborosa nas folhas.
Também é bom plantar plantas perenes, como alcachofra, chuchu (Sechium edule), erva-cidreira (Melissa officinalis), azeda, queimaduras de salada, salgados de Inverno e frutas vermelhas como groselha; Erva-doce e groselhas de Florença; “Ervas ” como doca, urtiga, cardo de semeadura, dente de leão e bolsa de pastor; feijão fava (“largo”) (muitas vezes plantado para enriquecer o solo como cobertura do solo, mas também uma excelente cultura alimentar) e ervilha-viva (ervilha-doce / ervilha-da-china); e membros do género Allium, incluindo alho e chalotas (nenhum dos quais estará pronto até ao Verão, mas precisam de um longo período de crescimento); Cebolas, cebolinhas e alho-porro “bulbosos”.

Não tenha problema em colher alguns vegetais quando são pequenos, são macios e saborosos e deixará espaço para os outros crescerem.
Um jardineiro muito sábio disse-me que a melhor hora para qualquer tarefa no jardim e horta era “quando estiver com vontade” – incluindo colher produtos frescos de sua própria horta.

Não se esqueça do seu jardim de ervas aromáticas durante os meses mais frios. Agora é um bom momento para colher as folhas roliças de alimentos básicos como alecrim, tomilho e hortelã, pendure-as em cachos à sombra para secar. Se pretende criar um novo jardim de aromáticas considere fazer um canteiro elevado e, acima de tudo, garanta uma boa drenagem para essas plantas. Elas odeiam pés molhados e frios, tal como nós!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo