A CARREGAR

Type to search

Plantas insólitas para o seu jardim: Allium ornamental

Existem várias espécies ornamentais de Allium a mais espetacular de todas é a A.christophii, uma espécie cujo caule, de apenas 60 cm, sustenta esferas com 30 cm de diâmetro, formadas por mais de 50 florezinhas em forma de estrela de cor púrpura

A.christophii

A.moly

A.neapolitanum

O A.moly é amarelo dourado. As suas flores são em forma de estrela e destacam-se por entre folhas verde-acinzentadas. Florescem todo o Verão.
Existe ainda o A.neapolitanum de flores brancas e agradável perfume adocicado.
As espécie de Allium são capazes de suportar várias condições mas solos bem drenados é o ideal e prestam-se a tanto a canteiros mais formais como informais. Num jardim rochoso o toque de cor do Allium faz a diferença, neste caso opte por espécies mais baixas que formam assim verdadeiros tapetes
As mais altas prestam-se a ser plantadas em grupo com outras plantas ficando na parte posterior formando as flores esféricas um fundo para outras plantas mais baixas Propagam-se facilmente nos relvados ou orlas de um bosque. Se não forem perturbados aumentam de ano para ano em número e beleza.
Os parceiros ideais são vários e o ideal é criar contrastes interessantes. No inicio da estação A.oreophilum, uma espécie anã cor de rosa com as suas flores pode delimitar um canteiro de primaveris tardias como os amores perfeitos e as túlipas. Para meados da estação tem as flores cor de rosa do A.roseum que combinam com os lírios-asiáticos e as petúnias lilases.
Por fim pode concluir com o A.caeruleum, perfeito para as margaridas papoilas vermelhas.

A.oreophilum

A.roseum

Plantar e manter
Fácil de cultivar, flores no Verão, variedades perfumadas e fácil de secar, os Alium requerem solo bem drenado, rico e húmido e sol direto e meia sombra. Se a floração não for abundante coloque ao sol.
Podem atingir larguras entre os 15 e os 45 cm e alturas entre os 30 e os 150 cm o que dá uma verticalidade interessante em canteiros, bordaduras e prados.
As várias espécies produzem flores de corte. As folhas devem permanecer na planta para nutrir o bolbo.

A.giganteum

 

Estação a Estação
Outono
Plante os bolbos assim que estejam disponíveis. Compre bolbos sólidos e grandes, com a superfície lisa e cor creme. Rejeite bolbos moles e deformados ou que estejam a começar a germinar, dando tempo para desenvolver raízes vigorosas antes do frio se instalar.
Incorpore no solo uma camada de adubo e distribua farinha óssea ou fertilizante especifico para bolbos. Escave buracos 3 vezes mais altos que os bolbos distanciando-os 15 – 45 cm de acordo do as dimensões dos bolbos.
Coloque os bolbos nos buracos com o ápice para cima. Os Allium plantam-se em grupos de 10, cubra os bolbos e compacte com as mãos. Regue bem e distribua no solo agulhas de pinheiro ou outra matéria vegetal.

Primavera
As folhas de Allium nascem rapidamente e precisam de fertilizante com elevado teor em fósforo, que deve ser distribuído pela base da planta. No início da Primavera fertilize as plantas com farinha óssea. Mantenha a cobertura com matéria vegetal para não perder a humidade.

Verão
Se não quer que a plante se propague corte as flores murchas antes que produzam sementes As folhas secas podem fornecer nutrição ao solo.

Dica: Pode poupar dado que os bolbos de Allium dividem-se na estação vegetativa. Replante os bolbinhos regando bem uma vez por semana

Doença
Os tripes podem atacar as plantas jovens, mas deixam manchas brancas nos caules e folhas que não enganam. Combata-os com sabão inseticida e se a infestação for grave elimine a planta inteira.

Próximo artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo