Existem várias espécies ornamentais de Allium a mais espetacular de todas é a A.christophii, uma espécie cujo caule, de apenas 60 cm, sustenta esferas com 30 cm de diâmetro, formadas por mais de 50 florezinhas em forma de estrela de cor púrpura
O A.moly é amarelo dourado. As suas flores são em forma de estrela e destacam-se por entre folhas verde-acinzentadas. Florescem todo o Verão.
Existe ainda o A.neapolitanum de flores brancas e agradável perfume adocicado.
As espécie de Allium são capazes de suportar várias condições mas solos bem drenados é o ideal e prestam-se a tanto a canteiros mais formais como informais. Num jardim rochoso o toque de cor do Allium faz a diferença, neste caso opte por espécies mais baixas que formam assim verdadeiros tapetes
As mais altas prestam-se a ser plantadas em grupo com outras plantas ficando na parte posterior formando as flores esféricas um fundo para outras plantas mais baixas Propagam-se facilmente nos relvados ou orlas de um bosque. Se não forem perturbados aumentam de ano para ano em número e beleza.
Os parceiros ideais são vários e o ideal é criar contrastes interessantes. No inicio da estação A.oreophilum, uma espécie anã cor de rosa com as suas flores pode delimitar um canteiro de primaveris tardias como os amores perfeitos e as túlipas. Para meados da estação tem as flores cor de rosa do A.roseum que combinam com os lírios-asiáticos e as petúnias lilases.
Por fim pode concluir com o A.caeruleum, perfeito para as margaridas papoilas vermelhas.
Plantar e manter
Fácil de cultivar, flores no Verão, variedades perfumadas e fácil de secar, os Alium requerem solo bem drenado, rico e húmido e sol direto e meia sombra. Se a floração não for abundante coloque ao sol.
Podem atingir larguras entre os 15 e os 45 cm e alturas entre os 30 e os 150 cm o que dá uma verticalidade interessante em canteiros, bordaduras e prados.
As várias espécies produzem flores de corte. As folhas devem permanecer na planta para nutrir o bolbo.
Estação a Estação
Outono
Plante os bolbos assim que estejam disponíveis. Compre bolbos sólidos e grandes, com a superfície lisa e cor creme. Rejeite bolbos moles e deformados ou que estejam a começar a germinar, dando tempo para desenvolver raízes vigorosas antes do frio se instalar.
Incorpore no solo uma camada de adubo e distribua farinha óssea ou fertilizante especifico para bolbos. Escave buracos 3 vezes mais altos que os bolbos distanciando-os 15 – 45 cm de acordo do as dimensões dos bolbos.
Coloque os bolbos nos buracos com o ápice para cima. Os Allium plantam-se em grupos de 10, cubra os bolbos e compacte com as mãos. Regue bem e distribua no solo agulhas de pinheiro ou outra matéria vegetal.
Primavera
As folhas de Allium nascem rapidamente e precisam de fertilizante com elevado teor em fósforo, que deve ser distribuído pela base da planta. No início da Primavera fertilize as plantas com farinha óssea. Mantenha a cobertura com matéria vegetal para não perder a humidade.
Verão
Se não quer que a plante se propague corte as flores murchas antes que produzam sementes As folhas secas podem fornecer nutrição ao solo.
Dica: Pode poupar dado que os bolbos de Allium dividem-se na estação vegetativa. Replante os bolbinhos regando bem uma vez por semana
Doença
Os tripes podem atacar as plantas jovens, mas deixam manchas brancas nos caules e folhas que não enganam. Combata-os com sabão inseticida e se a infestação for grave elimine a planta inteira.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.