A CARREGAR

Type to search

Sebes: Barreiras versáteis e fáceis de cultivar

Têm como principal função definir espaço, mas também proteger do vento e enriquecem um jardim.
As sebes são barreiras que criam espaços dentro dum espaço. Escondem de forma intencional, criando harmonia e são também protagonistas.

Como escolher uma sebe?
Primeiro qual a sua função: delimitar canteiro será uma sebe baixa. Se for para criar uma barreira, uma sebe mais alta torna-se impenetrável. Uma sebe florida é também uma opção que permite criar um ponto focal no espaço.
Não esquecer que são necessários alguns anos para que a sebe ganhe a sua dimensão.
O ideal é ter plantas que sejam bonitas ao longo de todas as estações. Com flores na Primavera ou no Verão, folhas coloridas e bagas no Outono e Inverno. Em alternativa se forem sempre verdes é um valor seguro.

Plantar a sebe qual a melhor altura?
Primavera e Outono sem dúvida. Se plantar no Verão tem que a manter sempre húmida
Na Primavera transplante para o jardim as plantas com raízes envolvidas em telas de juta e as que tenham raízes nuas. As plantas envasadas podem ser transplantadas em qualquer período.

Como plantar?
Para ter uma sebe saudável é conveniente preparar o terreno e distanciar as plantas de modo que não dificultem o crescimento umas das outras. As raízes devem ser mantidas sempre húmidas.
As plantas devem ter um desenvolvimento uniforme. Antes de colocar na terra coloque em fila e projete com a ajuda de paus e cordas qual a altura a que vão ficar e qual a influência no espaço envolvente em termos visuais. Quanto maiores as plantas a colocar mais rápida a sebe se vai formar.

O Solo
Escavar um sulco continuo mais profundo e mais largo que os sistemas radiculares das plantas. Misture adubo. Junte terra corrigida no fundo do sulco e comece dispor as plântulas a partir duma das extremidades.
Encha o sulco e compacte para eliminar as bolsas de ar. Pode cerca de 1/3 do crescimento apical e regue. Distanciar as plantas de forma correta é muito importante, No final cubra o terreno em volta da base da planta.
Após a plantação as plantas deverão ser podadas sensivelmente 1/3 do seu crescimento apical para estimular o crescimento. Se não chover as regas deverão ser semanais até ao início dos primeiros frios.
Nos anos seguintes deverá poder a sebe de modo a limitar o crescimento na vertical para fazer chegar a luz aos ramos mais baixos e manter a altura desejada. Na Primavera aplique um fertilizante de libertação lenta e regue nos períodos de seca prolongada.

Algumas variedades possíveis:
Sempre verdes
Osmanthus heterophyllus
Buxo
Zimbro da china
Teixo
Tuia vulgar
Loureiro cerejeiro
Loureiro Comum

Plantas com flor
Murta
Berberis
Lilás
Marmeleiro
Roseira Arbustiva
Calmia dos Jardins
Folhado

Murta

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo